Fazer um churrasco é sempre uma excelente ideia para reunir a família e os amigos, comemorar e colocar a conversa em dia, não é verdade? No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como temperar carne de modo adequado. 

Isso porque, na hora do preparo, usar o tempero certo é um grande passo para se obter um corte bem suculento, preservando seu sabor e estabelecendo uma harmonia entre os ingredientes. 

Para lhe ajudar nessa missão, mostraremos neste post as principais maneiras de temperar a carne como um profissional. Confira!

Sal grosso

O sal grosso é certamente o tempero mais utilizado em churrascos, uma vez que é capaz de realçar o sabor e deixar a carne mais suculenta.

Ele é indicado para fazer carnes que serão assadas inteiras na churrasqueira, como fraldinha, picanha ou maminha. Uma boa dica é moer um pouco os grãos para espalhá-los melhor e controlar o nível de sal.

Aplique-o ao redor de toda a carne, sem exagerar, e deixe por aproximadamente 10 minutos antes de levar ao fogo.

Ervas

As ervas, se usadas corretamente, podem transformar o sabor da carne de um modo mais sofisticado.

As carnes bovinas  como alcatra, maminha e picanha — podem ser temperadas com cominho, salsa e tomilho. Outro tempero que pode agradar é o chimichurri, um complexo de ervas em conserva.

Quanto ao frango, o tempero deve ser mais elaborado e à base de ervas e sal fino. Isso porque é uma carne que apresenta sabor sutil — que será realçado ainda mais com os ingredientes mencionados. 

Utilize ervas frescas como tomilho, alecrim e salsinha. Coloque a quantidade que desejar.

Azeite de oliva

O azeite de oliva e o sal grosso formam uma combinação perfeita. Dessa forma, antes de espalhar o sal pela carne, regue-a com um azeite de oliva de boa qualidade e de sua preferência.

Ele vai trazer significativas contribuições para o produto no quesito sabor, aparência e textura, intensificando as marcas da grelha na carne.

Se você deseja ousar mais, experimente azeites diferentes oriundos de azeitonas diversificadas. Considere o uso em marinadas de carne de porco com vinho branco.

Alho e pimenta

Estes dois temperos são boas opções para diversificar o sabor da carne. O alho amassado proporciona um toque diferente às marinadas do frango. A pimenta, por sua vez, combina com a maioria das carnes, sendo a pimenta do reino mais indicada para carnes de boi.

Já as pimentas frescas, como a dedo-de-moça, são ideais para marinadas de cordeiro e porco.

Mel

Este é um ingrediente interessante para marinar cortes de porco. Uma boa combinação é alcançada pela mistura do mel com shoyu, azeite, suco de limão e mostarda, todos em pequena quantidade, deixando descansar na carne por 3 horas.

O mel também pode ser utilizado na finalização do corte. Espalhe uma pincelada do ingrediente sobre a carne na churrasqueira e agrade a todos!

Se você tinha dúvidas sobre como temperar carne, basta colocar as dicas acima em prática. Escolha produtos de boa qualidade e prepare o seu churrasco com bastante ervas e temperos, surpreendendo os seus convidados.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe o post nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam o jeito correto de temperar carne como um profissional!