A vitamina B desempenha diversas funções em nosso organismo e é essencial para a saúde. Apesar de nosso corpo conseguir a sua produção, as quantidades são insuficientes, e devemos obtê-la por meio da alimentação. Quando falamos sobre essa vitamina, fazemos referência a um grupo de oito vitaminas hidrossolúveis que agem no metabolismo celular.

Assim, as vitaminas do complexo B — B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12 — agem nos processos de absorção de proteínas, gorduras e carboidratos, atuando na vitalidade da unha, pele e cabelo. Além disso, elas melhoram a absorção de nutrientes, ajudam no desenvolvimento muscular e proporcionam uma sensação de felicidade.

Neste post, falaremos sobre a importância das vitaminas do complexo B e em quais alimentos elas estão presentes. Confira!

Frutas

As frutas são muito importantes para a saúde. Além de auxiliarem na dieta e serem ricas em fibras, elas contêm vitaminas do complexo B. Logo, é essencial incluí-las na alimentação.

Abacate

O abacate é um alimento muito calórico, entretanto ele faz muito bem à saúde, podendo ser ingerido no café da manhã, na forma de vitamina. Ele contém muitas vitaminas, entre elas a vitamina B5, que reduz os níveis de colesterol, previne a queda do cabelo e protege o sistema digestivo.

Banana

Essa fruta é muito popular no Brasil e apresenta muitos benefícios para a saúde. Ela contém vitamina B6, que melhora o humor, cuida dos processos metabólicos e melhora a tonicidade dos músculos.

Legumes

Os legumes devem estar presentes no cardápio todos os dias. Eles são saborosos e versáteis, tendo poucas calorias e oferecendo diversos benefícios para a saúde.

Cenoura

A cenoura contém betacaroteno, um poderoso antioxidante. Além disso, apresenta a vitamina B2 e B3. A B2 está envolvida na formação de hemácias, produção de anticorpos e respiração celular. A B3 auxilia no funcionamento do sistema nervoso e na produção de hormônios.

Couve-flor

Esse vegetal contém uma grande quantidade de nutrientes, como manganês, vitamina C e vitamina B5 e B6. A B5 atua na formação de anticorpos e na produção de hormônios suprarrenais.

Carnes

As carnes são as principais fontes da vitamina B12, que é encontrada no salmão, no fígado, nos frutos do mar, no atum e na carne bovina. A B12 age na prevenção da anemia, na síntese de proteínas, na manutenção do sistema nervoso e na absorção de alimentos.

Além da B12, a carne tem vitaminas B1, B3, B5 e B7.

Grãos

Os grãos são fontes de proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas.

Grão-de-bico

O grão-de-bico é um excelente alimento, pois fornece diversas vitaminas e é bastante atrativo para quem é vegetariano ou vegano. Ele apresenta vitamina B9, que participa da síntese de DNA e do processo de divisão e multiplicação celular.

Ervilha

A ervilha pode compor ótimos pratos, como sopas, saladas e acompanhamentos. Além disso, ela é rica em vitamina B1, B3, B5, B6 E B9. A vitamina B1 melhora o funcionamento cardiovascular, auxilia no ganho de massa muscular e tem importante função no metabolismo de carboidratos.

Leite

O leite é uma fonte de cálcio e apresenta proteínas, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas do complexo B. Entre elas estão a vitamina B1, B2, B3, B9 e B12. A vitamina B3 auxilia na remoção de substâncias tóxicas e na produção de hormônios.

A vitamina B apresenta diversos benefícios, é essencial em nosso organismo e deve ser ingerida diariamente. Por isso, mantenha sempre uma alimentação saudável e variada, com o consumo de grãos, frutas e legumes.

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