É muito comum nos depararmos com a geladeira cheia de sobras, especialmente sobras de arroz, alimento que faz parte do consumo diário de quase todo brasileiro. Porém, é um equívoco acreditar que o lugar das sobras é no lixo. Ao contrário do que muitos pensam, é possível reaproveitar os restos e evitar o desperdício.

Além disso, é uma ótima oportunidade para variar o cardápio e testar novos pratos, que agradarão a todos. Também é a chance perfeita para fazer alguma receita clássica da família, como aquele arroz doce especial da avó, do qual todo mundo gosta.

Para ajudar você nessa tarefa, separamos cinco dicas de como aproveitar as sobras de arroz de forma simples e muito saborosa! Quer ficar por dentro? Então continue a leitura!

1. Arroz doce

O arroz doce é um prato que faz parte da infância de muitas pessoas. Dessa forma, trata-se de uma receita que sempre agrada por trazer memórias afetivas e sabores que nunca decepcionam.

Não tem erro! É gostoso e ainda rende bastante. Não vai faltar para ninguém da família!

2. Arroz de forno

É um prato perfeito para as crianças! O arroz de forno pode ser feito de várias formas: com frango, queijo, presunto, salmão, linguiça, carne de sol, entre outros. Ou seja, aqui quem manda é a imaginação e o paladar.

Também é uma ótima opção para quando se quer reaproveitar outros alimentos, como o frango do dia anterior, o queijo que já está quase passando da validade, e por aí vai. Assim, nesse prato, que é gostoso e saudável, é possível fazer uma limpa na geladeira com muitos alimentos que teriam o lixo como destino.

3. Bolinho de arroz

Essa é uma receita que agrada a todos! Além disso, é rápido, fácil e prático de fazer, ficando pronto em apenas 20 minutos. A receita leva queijo — que pode ser o prato, mussarela, parmesão, ou algum outro do seu agrado —, linguiça calabresa moída e frita, ovo, farinha de trigo, alho, salsa, sal e pimenta-do-reino a gosto.

O bolinho de arroz é uma excelente pedida em um fim de semana, ou então naquelas confraternizações com os amigos e os familiares. É uma refeição muito gostosa para todos os paladares e ainda rende muitas porções. Com certeza, é uma opção ideal para aproveitar as sobras de arroz.

4. Nhoque de arroz

Nem sempre temos em casa exatamente todos os ingredientes para fazer um determinado prato. Por exemplo, o nhoque é mais conhecido com massa de batata. Porém, caso não tenha batata, ou não goste de massa de batata, é possível fazer a massa de arroz!

Além de economizar, a utilização do arroz traz ainda mais praticidade, o que facilita na hora de fazer a receita. Depois de aprovar essa substituição, fazer nhoque terá sempre a opção de variar nos sabores e ingredientes.

5. Torta de arroz e legumes

Outra ótima forma de reaproveitar vários itens da geladeira é fazendo uma torta de arroz e legumes. Além de aproveitar as sobras de arroz, também são utilizados os legumes que já estão mais velhos e sem uso na geladeira.

É um prato que vai ao forno e que não apresenta dificuldades na hora de fazer. O seu rendimento é bom e serve bem a família toda.

Gostou do nosso post sobre como aproveitar as sobras de arroz? Então, que tal compartilhar essas dicas com os seus amigos nas redes sociais? Assim, todos evitam o desperdício e ainda têm acesso a várias formas de reaproveitar um alimento que é tão rico para a nossa alimentação.