A carne bovina é uma das mais consumidas, não só no Brasil, mas no mundo. Ela faz parte do cardápio de muitas pessoas, e a sua versatilidade e os tipos diferentes de cortes de carne fazem com que ela seja democrática quanto ao preço e ao sabor. Existem diversos tipos de cortes de carne bovina, e é importante entender sobre eles para reconhecer a quais pratos cada um é mais adequado.

  • ACÉM
  • PALETA
  • FRALDINHA
  • FILÉ
  • CONTRAFILÉ

Poucas pessoas sabem diferenciar e identificar as variedades de cortes de carne bovina, sendo que cada um tem suas características particulares, que se adéquam aos diferentes gostos e orçamentos. Por isso, neste post, vamos falar sobre como identificar os principais cortes de carne. Confira!

 

Veja o encarte de ofertas de supermercado!

 

Acém

O acém é apontado como uma carne de segunda, entretanto é considerado o maior e o mais macio dos cortes dianteiros do boi. Essa peça é considerada magra, que demanda bastante umidade e calor durante a preparação.

É adequado para a preparação de ensopado, assados, picadinhos, bifes de panela ou preparado com molho. É uma excelente opção para carne moída.

Paleta

Esse tipo de corte bovino é encontrado nas patas dianteiras do boi, de onde são retiradas três partes: a raquete, o peixinho e o miolo de paleta. É considerada uma carne menos nobre, mas macia e suculenta e que demanda um cozimento longo e lento.

É uma carne indicada para o preparo de cozidos de panela, assados e picadinhos. Ela é parecida com o corte bovino patinho.

Fraldinha

A fraldinha é muito famosa nos churrascos e na preparação de hambúrguer. Conhecida como bife do vazio, é um corte pequeno, mas com muito sabor e suculência. É retirada da parte lateral da costela do boi e tem gordura, nervos e longas fibras.

Visite nosso site e confira os nossos cortes de carnes e preços!

Ela pode ser usada em receitas de strogonoff, assados de panela, recheada, em ensopados e espetinhos. Uma dica é colocá-la no espeto e utilizar sal grosso triturado, que faz com que essa carne fique temperada na medida certa.

Filé mignon

O filé mignon é considerado uma carne nobre e o mais caro dos cortes de carne bovina, pesando, aproximadamente, 2 quilos. A peça é um músculo comprido e liso e não contém fibras, nervos e gordura. Apresenta um sabor menos marcante que o contrafilé e a alcatara.

O corte requer bons temperos e é indicado para pratos refinados, como medalhão e tournedor. É, também, uma carne versátil, podendo ser usada na preparação de rosbife, strogonoff, refogados e picadinhos.

Contrafilé

Também denominado como filé do lombo, o corte recebe esse nome por ser separado do filé mignon somente pelas vértebras lombares. É considerado uma carne nobre com a parte interna macia e magra, e a parte externa apresentando uma espessa camada de gordura. É uma peça de onde se origina a bisteca bovina (T-Bone) e o entrecôte, também conhecido como bife chorizo.

A peça é ideal para a preparação de bifes, rosbifes e medalhões, podendo ser preparada na churrasqueira ou no fogão, por pouco tempo e em alta temperatura. Com esse corte, é feita a tradicional receita de Bife a Cavalo, muito consumida e apreciada pelos brasileiros.

Se você gosta de cozinhar e ir ao super mercado Centerbox, precisa conhecer e identificar os principais cortes de carne bovina. A identificação é importante na hora da compra e da preparação, pois, assim, você prepara as melhores receitas com o tipo de carne adequado.

Ofertas de super mercado, aprenda a economizar!

Quer ficar por dentro das novidades e das nossas postagens? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook e acompanhe nossas publicações!