Pesquisar, ficar atenta à qualidade dos produtos e visitar mais de um local de compra são hábitos que já fazem parte do dia a dia das mães modernas, mas que se intensificaram nos últimos anos.

Ao mesmo tempo em que alguns costumes são reforçados, outras tendências estão ganhando espaço, como o consumo digital. Mas, o que todas elas têm em comum é a garantia de uma boa e econômica compra. Quer saber mais sobre esses hábitos? Confira o post que preparamos!

Pesquisar preços

O mesmo produto, vários preços. Isso certamente já deve ter acontecido com você, afinal, é uma situação muito comum. Nessas horas, o que vai garantir que o consumidor não pague mais caro é a pesquisa.

A compra por impulso (motivada muitas vezes pelas crianças) abriu espaço para os cadernos de anotações. E essa não é uma atitude isolada, pois, segundo dados divulgados pelo Total Retail 2017, os brasileiros aumentaram a frequência pela pesquisa de preços.

Visitar mais de um comércio

Outro dado apontado pelo levantamento é que os consumidores começaram a pesquisar em mais de um lugar, dando preferência aos varejistas de bairro — afinal, muitas vezes compensa dividir as compras entre estabelecimentos para garantir os melhores preços.

Buscar por promoções

As promoções podem representar uma grande diferença no carrinho de compras. Neste ponto, você já percebeu que muitos dos hábitos de consumo estão interligados. Por isso, na hora de pesquisar preços, as ofertas têm um lugar de destaque.

Os encartes também são aliados de quem busca por descontos expressivos. Outra dica é ficar atento a ações pontuais, como dia de desconto no hortifruti e datas como a Black Friday.

Manter lealdade a uma marca

Conhecer novos produtos é sempre bom, mas o apego a algumas marcas é um hábito. A prática é fácil de entender, já que quem faz compras constantemente sabe que algumas marcas podem render mais e, a médio prazo, representarem uma economia.

Sendo assim, é preciso conhecer e testar. Nem sempre o barato é o produto que compensa. Procurar uma resenha do item pode ser uma saída para garantir uma compra satisfatória.

Consumir online é tendência para as mães modernas

Ir até o comércio é ótimo para pesquisar, mas o Total Retail 2017 também apontou que o número de compras online aumentou. De acordo com o levantamento, 53% dos brasileiros buscam produtos na internet.

Trabalhar e cuidar dos filhos pode consumir uma grande parte do dia, e é aí que as compras online estão ganhando espaço. Além de permitirem a pesquisa e a economia de tempo, elas podem ser feitas de qualquer lugar por meio de um smartphone ou computador.

Adquirir saúde

Na hora de fazer as compras, manter a atenção à saúde pode até não estar no topo da lista, mas é cada vez mais presente no dia a dia das mães modernas, seja na alimentação ou na preocupação em adquirir produtos ambientalmente corretos.

Atualmente, o Brasil ocupa a quinta colocação no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis. O mercado de alimentação saudável cresceu 98% no país, segundo a agência de pesquisas Euromonitor Internacional.

Apesar de alguns costumes já estarem presentes no dia a dia das mães modernas, novas tendências surgem e ganham adeptas — afinal, economizar nas compras é um dos passos para o equilíbrio financeiro.

Você já mantém todos esses hábitos? Então compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus amigos também economizem nas compras!