Você vai fazer o almoço e… cadê o sal? Um detalhe que falta na cozinha pode transformar a refeição mais simples em um desastre. Às vezes, um ingrediente não está no armário apenas por esquecimento. Ter controle do que temos que comprar parece ser uma tarefa descomplicada, mas, saiba que não é tão fácil fazer uma lista de mercado.

Já reparou em como normalmente fazemos essas anotações? Muitas vezes elas são feitas na correria — e acabamos escrevendo os itens que vêm à mente sem ao menos conferir o que tem na despensa. Dessa forma, compramos o que não é necessário e esquecemos do essencial. 

Entenda, no entanto, que dedicar um tempinho para conferir o que é preciso pode lhe ajudar até a economizar. Abaixo, separamos algumas dicas infalíveis para fazer uma boa lista de mercado. Leia e veja como suas compras serão facilitadas!

Melhore a lista de mercado com bilhetinhos

Percebeu que o detergente está acabando e você só tem o suficiente para uma semana? Faça um bilhete e grude no local que mais visualiza: porta de armário, geladeira, etc. 

Ao fazer a lista de mercado, você certamente se lembrará dos itens que foram para o bilhetinho. Com o tempo, conferir o que falta por essa tática se tornará um hábito, melhorando assim suas compras.

Seja um chef e organize cardápios 

Que tal preparar um cardápio diário por um determinado período? Faça uma estimativa dos pratos que você pode cozinhar durante uma semana, por exemplo, e organize um menu. 

Assim fica bem mais fácil controlar os itens da lista e as visitas ao mercado, além de priorizar uma alimentação saudável e orgânica, se preferir. 

Confira os armários e não conte com a memória

Parece uma coisa comum, mas, às vezes, nos esquecemos de conferir o que temos em estoque — afinal, são tantos afazeres que é comum não conseguir dar conta de tudo. 

Por isso, cheque quais produtos você já tem e os que faltam na hora de fazer a lista de mercado. Não conte apenas com a memória.

Não deixe faltar o que se usa frequentemente

Sal, açúcar, café, óleo de cozinha, arroz, feijão, sabão, entre outros. Esses são exemplos de produtos que não podem faltar, concorda? Por isso, tenha em mente que eles sempre farão parte de sua lista  a menos que você tenha uma boa quantidade guardada. Há itens que são essenciais, já que o consumo é frequente.

Delegue algumas funções em casa

Sem essa de fazer tudo na solidão. Que tal delegar algumas tarefas em relação às compras? Desde ajudar na lista até guardar os produtos na despensa.

Todo mundo pode participar, transformando a lista de mercado em uma atividade divertida entre os membros da casa  afinal de contas, é sempre bom levar as tarefas domésticas com muita leveza, não é mesmo?

E aí, como será sua próxima lista de mercado? Tomara que essas dicas sirvam para deixar tudo mais simples e eficiente na hora de visitar um bom supermercado — como o Centerbox — para fazer suas compras. É preciso também adaptar cada sugestão ao seu cotidiano, sendo assim, sinta-se livre para fazer os ajustes necessários.

Quando o assunto é lista de mercado, nós entendemos muito bem. Entre em contato conosco e tire agora mesmo as suas dúvidas. Estamos à disposição para conversar com você!