Ainda hoje, muitas pessoas desconhecem a importância de um descarte correto do óleo de cozinha. Apesar de saberem que o óleo pode ser reciclado, não conhecem os malefícios de descartá-lo direto na pia. O óleo jogado no ralo pode poluir a água, entupir rede de esgoto e muito mais. Isso faz com que a devida coleta seja de grande importância. Quer saber mais sobre a reciclagem e a coleta de óleo usado em Fortaleza? Continue acompanhando!

Qual a importância da coleta de óleo?

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado e da razão pela qual ele não deve ser jogado na pia, aqui vão alguns motivos:

  • o óleo compromete o tratamento da água;
  • apenas 1 litro de óleo é capaz de poluir muitos litros de água;
  • o óleo pode acumular-se na rede de esgoto, atrair baratas e outros bichos indesejáveis e causar refluxo da rede de esgoto;
  • o óleo pode entupir a rede de esgoto e a caixa de gordura, sendo necessários gastos para resolver o problema;
  • se a água com óleo chegar ao mar ou aos rios, pode impactar no meio ambiente.

Sendo assim, quando você descarta o óleo corretamente, você evita todos esses problemas e muito mais. Além disso, você contribui com o processo de reciclagem.

Como o óleo é reciclado?

Você provavelmente já ouviu falar da fabricação de sabão a partir de óleo de cozinha usado, mas você sabia que ele também é utilizado para a produção de biodiesel, massa de vidraceiro e tintas a óleo?

Para realizar a reciclagem, primeiro, o óleo deve passar por filtragem, decantação e, até mesmo, purificação química. Dessa forma, é possível retirar todos os resíduos de fritura e comida presentes nele. E só depois ele passa por processos para que possa ser transformado em sabão, biodiesel ou outros.

Como posso fazer o descarte?

Para fazer o descarte correto, é necessário armazenar o óleo já frio em garrafas PET — de preferência sem resíduos de comida. Se necessário, utilize a ajuda de um funil. Lembre-se de manter as garrafas bem fechadas e longe do alcance de crianças e animais. Após completar a garrafa, é só procurar um ponto de coleta.

Quais locais fazem a coleta de óleo de cozinha?

Os pontos mais comuns de coleta de óleo usado em Fortaleza são: ONGs, supermercados e outras empresas. E não podemos esquecer-nos dos 22 Ecopontos, que fazem parte do Programa Recicla Fortaleza.

Ao descartar resíduos nesses Ecopontos, você pode obter crédito no bilhete único e descontos em contas de energia. Lembrando que esses pontos têm horário de funcionamento das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Você também encontra pontos de coleta de óleo em todas as lojas Centerbox Supermercados —  exceto na de Santos Dumont. Dessa forma, fica muito mais simples de fazer o descarte e é possível beneficiar-se ainda mais.

Agora, você pode entender melhor a importância do descarte correto do óleo de cozinha bem como sua reciclagem. A relevância vai desde o impacto na sua vida, como também no meio ambiente e no tratamento da água. Procure pontos de coleta de óleo usado em Fortaleza e contribua com a reciclagem!

Gostou deste post? Então, entre em contato conosco e conheça as soluções que temos para você!