Quando se trata de realizar tarefas domésticas, uma coisa é certa: há quem ame e quem odeie. Preferências à parte, o que também não dá para negar é que é impossível fugir dessa obrigação do dia a dia. Mas tornar esse processo mais prático e rápido é possível!

Ao longo do tempo, muitos métodos e técnicas para limpar de forma veloz já foram desenvolvidos. No post de hoje, apresentamos 5 estratégias para limpar a casa sem gastar todo o seu dia.

Confira!

1. Separe os produtos a serem utilizados

A principal coisa a se fazer antes de limpar a casa é separar os produtos. Isso economiza tempo e deixa a tarefa mais prática.

A dica é colocar, por exemplo, em um balde: limpador multiuso, panos de chão, desinfetante, cera (se for o caso), espanador, sacos de lixo, bucha para o banheiro, detergente e outros que julgar necessários.

Assim, você tem tudo à mão e não precisa sair para pegar algum item sempre que se deparar com uma nova sujeira.

2. Inicie a organização

O primeiro passo é trocar as roupas de cama. Percorra todos os quartos, faça a substituição dos lençóis, fronhas e edredons e direcione os usados para a lavanderia.

Em seguida, é hora de recolher todos os objetos espalhados pela casa e colocar cada coisa em seu lugar. Uma dica muito importante aqui é sempre levar com você um saco de lixo (que você já terá colocado no balde). Isso também vai ajudar muito na economia do tempo.

Comece pelos banheiros: organize os objetos, retire o lixo e procure deixar o chão o mais livre possível, para facilitar na hora de varrer. Esse mesmo passo a passo deve ser repetido em cada cômodo.

Aproveite para bater os tapetes ou limpá-los com o aspirador de pó, se for o caso.

3. Livre-se da sujeira

Com tudo organizado, é hora de limpar as janelas e as superfícies dos móveis com os produtos específicos. Caso a intenção seja apenas retirar o pó, o recomendado é utilizar espanadores ou panos secos.

Tenha com você também um pano úmido e um limpador multiuso, principalmente para limpar a mesa de jantar e móveis que sirvam de apoio para alimentos e bebidas.

Após essa etapa, é hora de varrer o chão ou passar o aspirador de pó. Isso também deve ser feito no chão do banheiro, para não dificultar a lavagem.

4. Aposte nos borrifadores

Ao adotar essa estratégia, você nunca mais vai limpar os banheiros de outro jeito. Coloque cloro em um borrifador e retire o limo dos azulejos e de outras superfícies do banheiro de forma muito mais prática e sem gastar muito.

O ideal é molhar rapidamente os azulejos e o piso, borrifar o cloro nos rejuntes e deixar de molho por cerca de 10 minutos. Borrife também no interior da privada e também do lavabo. Depois, o esforço para retirar a sujeira com bucha e detergente será incrivelmente menor.

5. Utilize toalhas de papel

Limpar a casa com toalhas de papel não é um hábito dos brasileiros. No entanto, esse produto pode ser um grande aliado no dia a dia.

Ao finalizar a limpeza do banheiro, por exemplo, borrife desinfetante em um papel toalha e passe pelas superfícies das louças. Isso, além de higienizar muito melhor o ambiente, deixa o banheiro perfumado por muito mais tempo.

Você também pode fazer isso quando não for lavar o banheiro, mas sentir necessidade de dar uma manutenção na faxina.Ou, se não quiser usar produtos químicos, uma solução de vinagre com bicarbonato de sódio pode funcionar.

O que achou das nossas dicas de limpeza? Conte pra gente se você já experimentou alguma delas e quais são as suas estratégias para limpar a casa de forma rápida e prática!