A manutenção de uma casa exige dedicação e comprometimento no dia a dia, não é mesmo? E um dos eletrodomésticos que necessitam de limpeza constante é a geladeira! Afinal, é nela que acondicionamos a maioria dos alimentos que nutrirão a nossa família.

Por isso, o post de hoje dará 5 dicas incríveis para que você possa limpar a geladeira de modo prático e seguro, garantindo, assim, a saúde de todos. Confira!

1. Defina a periodicidade

O primeiro passo é estabelecer o prazo para fazer a limpeza do eletrodoméstico. Ou seja, de quanto em quanto tempo você fará essa tarefa. O recomendado é a cada 15 dias, porém, se houver muitas pessoas na casa e o uso da geladeira for constante, o ideal é que a limpeza seja feita uma vez por semana.

2. Escolha os produtos certos

Os produtos corretos podem ser facilmente encontrados nos supermercados. Porém, fique longe dos gêneros que contenham ingredientes químicos potentes, tais como água sanitária e alvejantes.

O ideal é ler com atenção as recomendações do fabricante e testar o produto escolhido em uma área pequena antes de limpar a geladeira por completo. Verifique que o ambiente esteja arejado e não se esqueça de usar luvas apropriadas para tarefas domésticas.

Muitas pessoas utilizam soluções caseiras para limpar a geladeira. Para fazer a receita, basta misturar, em um recipiente, uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio para dois litros de água morna.

3. Comece a limpeza externa

Comece desligando a geladeira. Em seguida, retire todos os alimentos de seu interior e procure acondicioná-los em temperatura adequada.

Para retirar a poeira acumulada na parte externa do eletrodoméstico, utilize um pano seco. Em seguida, passe uma esponja úmida com detergente neutro por toda a extensão. Feito isso, passe novamente o pano seco para remover possíveis manchas.

Atenção! O condensador que fica posicionado na parte traseira da geladeira deve ser limpo com uma escova seca ou um espanador. Jamais utilize água ou qualquer outro líquido, pois podem causar sérios danos ao aparelho!

4. Limpe a geladeira internamente

Primeiramente, retire as gavetas e as prateleiras. Então, lave todas as peças com esponja e detergente neutro, secando-as bem. Seguidamente, aplique o produto de limpeza em um pano macio e passe em todas as paredes internas — inclusive do lado de dentro da porta. Feito isso, é hora de passar um pano seco, a fim de remover possíveis resíduos químicos.

5. Limpe o freezer

O método usado para limpar o freezer é o mesmo da limpeza interna da geladeira. Porém, existem modelos que, mesmo que o aparelho esteja desligado, ainda mantêm o gelo. Nesse caso, utilize um pano umedecido em água morna e passe em todo o local. Retire as placas de gelo, quando necessário. Não se esqueça de que não se deve usar utensílios perfuradores, a fim de evitar danos no eletrodoméstico!

Enfim, manter a casa limpa e em harmonia demonstra todo o amor e respeito que temos conosco e com os nossos familiares. Se você gostou do artigo e quer mais dicas como esta, acesse nosso blog e veja 5 dicas para ter uma alimentação saudável.