A sustentabilidade em casa é um assunto que está em alta, não é verdade? Com certa frequência vemos na televisão, em jornais e até mesmo em materiais criados por pessoas comuns na web as vantagens em ser mais proativo com o meio ambiente.

A economia com os gastos domésticos, a preparação contra a falta de água e a maneira como organizamos o lixo pode fazer uma grande diferença na nossa qualidade de vida.

No post de hoje, falaremos exatamente sobre esse assunto. Continue lendo para ver as nossas 5 dicas de sustentabilidade em casa que você precisa aderir!

1. Reutilize a água da chuva para lavar o quintal

O consumo de água tem sido um assunto de grande repercussão na mídia nos últimos anos. Com as frequentes secas e dificuldades que grandes cidades enfrentam com o abastecimento, nunca foi tão importante racionar esse recurso natural essencial para a vida.

A nossa primeira ação do post é simples: reutilize a água da chuva para lavar o quintal. Você pode armazená-la em recipientes ou até mesmo aproveitar que tudo já está molhado para lavar todo o seu espaço. Com essa atitude sua conta de água diminui e você ainda ajuda o meio ambiente. 

2. Faça a coleta seletiva

A coleta seletiva nada mais é do que a separação do seu lixo. Certamente você já deve ter observado lixeiras que somente permitem resíduos orgânicos ou materiais plásticos, por exemplo.

O que talvez seja desconhecido para muitos é que essa coleta permite que a reciclagem seja realizada com menores custos, uma vez que todo tipo de lixo em um só lugar deixa a prática de reaproveitar materiais praticamente impossível — até porque cada tipo de material necessita de um processo diferente para ser reciclado. 

Sendo assim, não deixe de separar o seu lixo de maneira ordenada para ajudar o meio ambiente. É verdade que você pode não ganhar nada com isso, mas os resultados são extraordinários para o planeta!

3. Descarte corretamente o óleo

Muitas pessoas não sabem, mas o óleo de cozinha já utilizado pode ser transformado em sabão, tintas e até mesmo combustível para automóveis.

Fora isso, lembre-se de que descartar o óleo pelo ralo da pia é extremamente prejudicial para o meio ambiente e para o seu encanamento.

A atitude correta consiste no armazenamento do óleo de fritura “velho” em uma garrafa PET. Em seguida, procure por ONGs ou empresas especializadas (não é difícil encontrá-las) para fazer a coleta desse material.

Algumas empresas chegam a comprar esse resíduo, todavia, ressaltamos que o valor não é muito alto. Entretanto, ele pode auxiliar nas suas despesas domésticas (isso sem mencionar a sua grande ajuda em relação ao meio ambiente).

4. Economize energia elétrica

Os apagões estão se tornando relativamente frequentes em algumas regiões do Brasil. Contudo, apesar do serviço falho, os custos da energia elétrica estão cada vez mais altos. 

A solução é realizar a “boa e velha” economia. Dessa forma você ajuda o seu bolso e a própria rede de energia elétrica nacional, que aparentemente necessita de novos investimentos.

5. Economize água 

Na primeira dica nós falamos brevemente sobre a economia de água. Entretanto, é preciso informar que somente lavar o quintal com a água da chuva não é o suficiente para criar um grande impacto.

A água da chuva pode ser armazenada e utilizada para outros fins, como lavar o carro e até mesmo as demais áreas da sua casa. Também ressaltamos a importância de passar pouco tempo no banho e de evitar torneiras abertas por longos períodos.

Adotando esse conjunto de medidas resultados ainda maiores são conquistados — o que é excelente para a sociedade e para o meio ambiente!

Este foi o nosso post sobre sustentabilidade em casa! Gostou do conteúdo? Não deixe de seguir agora mesmo a Centerbox nas redes sociais: estamos no Instagram, YouTube e Facebook.