Hoje em dia, é comum a preocupação em manter uma alimentação balanceada e saudável. Um excelente alimento que pode ajudar nessa jornada rumo ao bom hábito alimentar, é por meio da inclusão da quinoa na comida. A sua versatilidade é tão grande que pode ser inserida facilmente na alimentação da família durante o preparo das refeições.

Mas o que é quinoa? Quais são as suas características nutricionais? Pode-se afirmar com base em estudos, cientificamente comprovados, que este pseudo cereal não contém glúten e é uma fonte de minerais valiosos — como o cálcio e o ferro —, fibras e proteínas.

A quinoa também contém os 9 aminoácidos, que são fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo. Portanto, o que não falta são benefícios para a saúde quando adicionamos esse grão na alimentação diária. Gostou do assunto e quer saber mais sobre a quinoa e os benefícios provenientes de seu consumo regular? Então, continue a leitura!

Previne doenças

Uma justificativa para explicar o bem da quinoa ao organismo, se baseia na presença de moléculas chamadas flavonoides, que são antioxidantes vegetais. Na quinoa são encontrados dois flavonoides: a quercetina e o Kaempferol.

Esses dois flavonoides têm propriedades antivirais, antidepressiva, anticancerígena — uma vez que atuam no sistema imunológico —, anti-inflamatória, anti-histamínicas, que previnem doenças cardiovasculares, entre outras ações.

Reduz o colesterol

As fibras encontradas na quinoa também ajudam na redução dos níveis de colesterol, pois elas auxiliam na digestão dos ácidos biliares. Ao ter a digestão funcionando melhor, o colesterol do sangue é absorvido pelo fígado para a produção de mais ácidos biliares. Consequentemente, há uma redução do colesterol ruim, o LDL, no organismo.

Dessa forma, a quinoa auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Ela ainda oferece gordura monoinsaturada, que traz mais saúde para o coração e o bem-estar diário. Deve-se ainda ter em mente que a quinoa é um alimento que não perde as suas qualidades depois de fervida. Assim, os seus nutrientes são preservados durante o seu cozimento.

Controla o apetite

Perder peso pode ser uma tarefa difícil, mas a quinoa pode ser uma grande aliada quando esse é o objetivo. Isso porque ela é rica em proteínas que reduzem o apetite e aumentam o metabolismo. Logo, fica mais fácil o processo de queima de calorias.

Como já mencionado, esse grão também tem uma grande quantidade de fibras, que são responsáveis pela sensação de saciedade, o que ajuda na ingestão de menos calorias de forma saudável. Além disso, a quinoa tem baixo índice glicêmico, que faz com que os alimentos sejam digeridos mais devagar pelo organismo. Logo, a saciedade dura mais tempo.

Portanto, observa-se que o consumo regular da quinoa oferece muitas vantagens para a saúde e o corpo. O seu preparo é simples e pode ser incorporado com facilidade na dieta da família. Uma boa dica é usá-la em saladas ou no lugar do arroz. Por causa da sua versatilidade, ela pode ser utilizada tanto em pratos quentes quanto frios.

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