Quem cozinha, vez ou outra se depara com termos culinários desconhecidos e que muitas vezes gera curiosidade. Certamente, o tempero masala é um deles! Mas, afinal, você sabe do que se trata e como pode aproveitá-lo no seu dia a dia? O post de hoje tem o objetivo de desvendar o significado do termo, as características desse tempero e seus benefícios. Confira a seguir!

O que é o tempero masala

Também conhecido como Garam Masala, esse tempero consiste em um mix de especiarias moídas, bastante usado na culinária indiana e em alguns países do sul da Ásia. Não existe uma receita única para prepará-lo. Os ingredientes costumam variar de uma região para outra, assim como de cozinheiro para cozinheiro.

Os ingredientes mais usados para preparar o tempero masala

Várias são as especiarias que compõem esse mix. Geralmente, os ingredientes são usados secos, torrados e moídos. No entanto, existem algumas versões nos quais eles são utilizados inteiros, a fim de aromatizar os pratos.

Entre as especiarias mais usadas no tempero masala estão: cravo, canela, grãos de pimenta branca e/ou preta, cominho, louro, sementes de coentro, anis, gengibre, cominho e cardamomo. Em alguns locais, acrescenta-se cebola, alho, vinagre e água.

Conheça os benefícios do tempero masala

Os indianos acreditam que um dos segredos para se comer pouco é misturar sabores, como: doce, amargo, ácido e picante em uma única refeição. Segundo a Medicina Ayurveda, ao combinar os paladares, a digestão é beneficiada, os componentes são absorvidos de forma mais eficiente, há maior queima de gordura e o organismo fica mais apto para eliminar as toxinas. Dessa forma, o corpo e a mente estarão purificados!

Como aproveitar o tempero masala no dia a dia

O composto pode ser usado em marinadas e em molhos de saladas. Também é bastante utilizado em ensopados, sopas e em sauté de legumes. Muitos cozinheiros acrescentam o masala para temperar carnes vermelhas, aves e peixes, antes deles serem assados ou grelhados. Utilize sempre uma colher de chá (5 g).

Como preparar o tempero masala

O modo de preparar esse mix é muito simples. O primeiro passo é selecionar as especiarias. Em seguida, os ingredientes são salteados em uma frigideira. Então, basta moer a mistura até formar um pó fino. Na hora de acondicionar o tempero, utilize um recipiente seco e mantenha-o longe da luz e da umidade.

Receita de tempero masala

  • 1 pau de canela;
  • 2 colheres (sopa) de semente de cardamomo;
  • 2 colheres (sopa) de semente de cominho;
  • 2 colheres (sopa) de semente de coentro;
  • 2 colheres (sopa) de semente  de coentro;
  • ​2 colheres (sopa) de pimenta preta [opcional];
  • 1 colher (chá) de cravo;
  • ​3 anises-estrelados;
  • 1 colher (chá) de noz-moscada;
  • 5 folhas de louro;
  • 15 g de gengibre seco;
  • 10 g semente de noz-moscada;
  • 1 colher (chá) de açafrão.

​Modo de fazer

Em uma frigideira, coloque a canela quebrada em pedaços pequenos, as sementes (menos a noz-moscada), a pimenta, o cravo, o anis, as folhas de louro e o gengibre. Em seguida, salteie as especiarias até o aroma subir. Retire do fogo. Coloque o preparado em um processador e moa até se tornar um pó fino. Por fim adicione a noz-moscada e o açafrão.
 
Neste artigo, portanto, você conheceu com maior profundidade vários detalhes sobre o tempero masala e o modo de como fazê-lo em casa. 

E aí, gostou desse texto sobre o tempero masala? Para ler mais artigos como este, basta seguir as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e Youtube!