Conheça benefícios do consumo de alimentos orgânicos

Alimentos Orgânicos são cultivados sem utilização de agrotóxicos ou fertilizantes químicos, uva, tomate, morango, soja, cacau e guaraná estão entre as principais produções orgânicas do Brasil

Supermercado comercializa alimentos orgânicos

Os brasileiros estão mais atentos aos hábitos alimentares. Cerca de 15% da população urbana consumiu produtos orgânicos entre março e abril de 2017. A estimativa, que tem como base entrevista com 905 pessoas de nove capitais do País, foi realizada pelo Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável (Organis), em parceria com a Market Analisys. Divulgado em junho deste ano durante a 13ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia (Bio Brazil Fair), o estudo é a primeira – e mais recente – pesquisa nacional sobre esse tipo de comportamento alimentar. Ainda segundo o Organis, o mercado nacional para esse setor cresceu 20% em 2016 e teve faturamento estimado em R$ 3 bilhões.

Produtos que não recebem agrotóxicos nem fertilizantes químicos

A nutricionista Jéssica Barrocas, do Centerbox Supermercados, os produtos são caracterizados por não receberem nenhum tipo de agrotóxico e/ou fertilizante químico que venha a contaminar o solo e os lençóis das águas durante sua produção. “Boa parte das pessoas já ouviu falar em alimentos orgânicos, porém poucas sabem diferenciar”, aponta.

Segundo a nutricionista, o excesso de agrotóxicos e fertilizantes pode causar danos aos consumidores. “Caso seja utilizado algum tipo de aditivo em quantidades superiores ao recomendado, pode causar maiores prejuízos aos consumidores, como dor de cabeça, alergias e até outros tipos de doenças”, destaca.
Mesmo naturais ainda são fontes de pesquisas científicas, cuja finalidade é comprovar se há, de fato, superioridade quanto aos alimentos convencionais.

Atenção aos detalhes

Na hora de comprar os produtos, é importante observar se,  consta o certificado de procedência na embalagem. Com o selo, a certificadora credenciada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assegura que o produto obedece às normas de produção. Entre os principais alimentos produzidos no Brasil, Jéssica Barrocas destaca cana, soja, cacau, gengibre, guaraná, manga, morango, pêssego, tomate e uva.

Higienizar os alimentos, antes de consumir, é muito importante!

Ainda de acordo com a nutricionista, um fator que dificulta o acesso aos produtos orgânicos em algumas localidades é o preço elevado, em comparação aos convencionais. “Os alimentos orgânicos geralmente não têm boa aparência, não são uniformes no tamanho e são pequenos, mas são saborosos, nutritivos e livres de agrotóxicos”, finaliza.

 

Matéria extraída do Jornal OPovo online;