O azeite é um produto muito utilizado na gastronomia pelas propriedades que possui e pelo seu sabor suave. Ele é obtido a partir dos frutos da oliveira, conhecido também como azeitona. Os benefícios do azeite são muitos, como a grande quantidade de antioxidantes e anti-inflamatórios que podem reduzir os níveis de colesterol ruim. Além disso, previne o envelhecimento precoce e combate os radicais livres.

Os antioxidantes auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e protegem o organismo contra alguns tipos de câncer. Além disso, a quantidade de antioxidantes determina a estabilidade do azeite, ou seja, sua resistência e conservação.

Neste post, vamos falar sobre os benefícios do azeite para a saúde. Quer ficar por dentro do assunto? Então continue a leitura!

1. Contribui para o controle do colesterol

O azeite é um bom aliado para a regulação do colesterol e a eliminação dos excessos de colesterol ruim para o organismo. Ele possui propriedades que dificultam a oxidação do LDL e a formação de placas de gordura no interior das artérias que bloqueiam o fluxo sanguíneo.

O ideal é consumir 1 colher de sobremesa de azeite diariamente na forma crua, sendo importante utilizar o azeite extravirgem, pois ele possui uma maior quantidade de antioxidantes e é mais puro.

2. Favorece a saúde cardiovascular

Os antioxidantes presentes no azeite diminuem a produção do colesterol ruim, que em excesso podem se acumular dentro das paredes do coração e das artérias, tornando os vasos mais estreitos. Sem a quantidade de sangue necessária, o coração fica com poucos nutrientes e oxigênio, que são vitais para a sua operação de forma adequada.

O consumo regular e moderado do azeite estimula a eliminação do mau colesterol e previne as doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC).

3. Pode auxiliar na perda de peso

O azeite é essencial para estimular o metabolismo das gorduras. Ele é rico em gorduras saudáveis e, por isso, a sua ingestão em quantidades adequadas é uma boa maneira de estimular o organismo e suprir as necessidades de gorduras.

Além disso, o azeite contribui com uma maior sensação de saciedade, e a troca de outros tipos de gorduras que são menos saudáveis, como a saturada, também pode estimular e auxiliar a perda de peso. Mas atenção: é recomendado consumi-lo moderadamente, já que pode apresentar um efeito laxante no organismo.

4. Possui propriedades anticancerígenas

Pessoas que incluem o azeite regularmente na dieta têm menos chances de apresentar câncer. Isso é devido à sua rica quantidade em gorduras boas e pelos efeitos antioxidantes. As gorduras presentes no azeite têm um efeito de proteção contra o desenvolvimento de câncer de mama e melanoma, por exemplo.

Isso porque os compostos antioxidantes do azeite ajudam a evitar os danos que causam a oxidação que atinge o DNA, levando às mutações que fazem a multiplicação sem controle das células, o que causa o câncer.

5. É um aliado contra o diabetes

Um estudo publicado pela revista Diabetes Care, demonstrou que uma dieta mediterrânea a base de azeite pode ser capaz de reduzir o diabetes tipo II em até 50%. O que mostra como é importante incluir gorduras boas e de qualidade na dieta.

Na luta contra o diabetes, o azeite pode ser benéfico e ajudar a controlar a produção de insulina e os níveis de açúcar no sangue.

Se você deseja melhorar a alimentação e a saúde da sua família, não se esqueça de incluir esse rico ingrediente na dieta. Os benefícios do azeite são inúmeros, e ele pode auxiliar na prevenção de muitas doenças.

Quer ficar por dentro das nossas postagens? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook e acompanhar nossas publicações!