A retenção de líquido é um problema que afeta principalmente as mulheres e é causado por diversos fatores, como hormônios, excesso de sal, ingestão de bebidas alcoólicas e sedentarismo. Entre o público feminino, ocorre principalmente durante o período menstrual, provocando o inchaço no corpo e fazendo com que o peso aumente rapidamente.

Apesar de ser algo simples e sem sintomas, o inchaço é o suficiente para trazer desconforto com o próprio corpo e atrapalhar na hora de colocar uma roupa justa. Você se sente incomodada com a retenção de líquidos e deseja evitá-la forma simples e saudável? Continue lendo para conferir 3 tipos de alimentos que podem ajudar nisso!

Quais alimentos combatem a retenção de líquido?

Para acabar com a retenção, é necessário incluir na dieta alimentos saudáveis e com ação diurética. Dessa maneira, você consegue eliminar todo o líquido que não devia estar acumulado pelo seu corpo e o auxilia a trabalhar de forma saudável:

1. Frutas

Consumir frutas é sempre uma boa escolha, porque elas têm fibras, são ricas em água e apresentam diversas vitaminas indispensáveis para o organismo. Consuma de 3 a 4 porções ao dia, variando nas opções sempre que possível. São ótimas escolhas:

  • melancia: 90% de sua composição é água e tem antioxidantes;
  • abacaxi: é altamente diurético;
  • maçã: suas fibras ajudam na desintoxicação do corpo.

2. Líquidos e chás

É essencial ingerir líquidos o suficiente para que o corpo desempenhe suas funções. A água é essencial nesse processo, sendo necessário beber ao menos 2,5 litros por dia.

Além disso, você pode aumentar a ingestão consumindo sucos, sopas, água de coco e principalmente chás, pois eles contêm muita água e propriedades que ajudam nos seus objetivos. São boas opções de chás naturais:

  • gengibre: acelera o metabolismo e auxilia nas funções dos rins;
  • canela: também acelera o metabolismo, e seu efeito pode ser potencializado se combinado com o gengibre;
  • chá verde: ajuda a metabolizar as toxinas por meio da ativação de enzimas;
  • chá de hibisco: tem ação diurética.

Lembre-se também de não exagerar no açúcar e adoçantes. Ao consumir chás e sucos muito adoçados, você pode provocar um efeito contrário ao desejado.

3. Legumes

Assim como as frutas, os legumes são ricos em vitaminas e fibras, além de ter sais mineiras. Devem estar presentes nas refeições ao longo do dia, ou seja, no almoço, durante a tarde ou no jantar. Você pode consumir praticamente qualquer um deles para obter benefícios, mas alguns mais indicados em caso de retenção líquida:

  • berinjela: suas propriedades estimulam a produção de urina. Além disso, as fibras ajudam no funcionamento do trato digestivo;
  • pepino: rico em água e antioxidantes;
  • cebola: apresenta enxofre em sua composição, um sal mineral que auxilia nas funções hepáticas.

Agora que você já sabe como se alimentar para evitar ou eliminar a retenção de líquido, que tal ir ao supermercado para fazer uma troca nos produtos do armário da sua cozinha? Ao fazer essa mudança, é possível se beneficiar de diversas maneiras, proporcionando a prevenção de doenças e trazendo mais saúde para você e sua família!

Gostou das dicas de como reduzir o inchaço e quer começar a mudar o cardápio do dia a dia? Então, conheça agora o supermercado em Fortaleza que vende alimentos orgânicos!