Separamos algumas dicas para você ter uma alimentação saudável!

Ter uma alimentação saudável atualmente é essencial. A falta de tempo e a rotina corrida fazem com que deixemos de lado uma dieta mais equilibrada, optando por itens industrializados e pelos fast-foods. Dessa forma, é importante ter uma cozinha saudável e preparar a própria refeição e que e sejam mais saudáveis possíveis, planejando o cardápio semanal e uma lista de compras que evite o desperdício.

Neste post vamos dar 5 dicas de como ter uma alimentação saudável, como cozinhar os alimentos a vapor, evitar frituras, apostar nas ervas aromáticas, entre outros. Quer ficar por dentro do assunto? Então continue a leitura e veja nossas dicas sobre alimentação saudável!

1. Cozinhe os alimentos a vapor é mais saudável

A preparação dos alimentos a vapor é um método pouco utilizado, entretanto é um dos mais saudáveis. Cozinhar a vapor evita que os nutrientes se percam na água e faz com que os alimentos sejam cozidos no próprio calor, o que preserva os nutrientes.

Outra vantagem desse método de cocção é que o sabor se mantém inalterado e a textura é preservada. Além disso, melhora o funcionamento do intestino, devido à quantidade de fibras que o alimento mantém quando é preparado dessa forma.

2. Evite alimentos fritos, eles não são saudáveis

O óleo quente altera as propriedades dos alimentos, transformando gorduras insaturadas em saturadas. Essas gorduras são danosas ao nosso organismo, podendo causar doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e câncer. Assim, uma boa dica de alimentação saudável é trocar a fritura pelos alimentos assados.

Batata, hambúrguer e bife à milanesa podem ser assados no forno e, se a assadeira for anti-aderente, não é preciso untar. Caso não seja, você pode untar com um pouco de óleo ou azeite. O alimentos dessa maneira são mais saudáveis e ainda ficam crocantes e dourados, assim como na fritura.

3. Aposte nas ervas aromáticas

A ingestão exagerada de sódio é um dos maiores problemas da alimentação porque aumenta as chances de adquirir doenças cardiovasculares e hipertensão. Logo, é essencial reduzir ao mínimo possível a quantidade de sal consumida para ter uma alimentação saudável.

É possível fazer isso apostando em ervas aromáticas frescas, como tomilho, manjericão, salsa e orégano. O manjericão é anti-inflamatório e antioxidante. A salsa, uma das ervas mais consumidas, é uma boa aliada na prevenção de problemas urinários.

Comece aos poucos e utilize diferentes ervas ao mesmo tempo, assim você se acostumará com o sabor e conseguirá reduzir o consumo de sal e viva a alimentação saudável.

4. Guarde a salada limpa em porções

Comprar vegetais em grandes porções economiza tempo e dinheiro. Entretanto, esses alimentos podem murchar e estragar rapidamente. Para evitar que isso aconteça, separe em pequenas quantidades, lave e seque bem as verduras e armazene em um recipiente plástico.

Antes de fechar e guardar na geladeira, coloque um papel toalha úmido por cima do alimento, pois ajudará a manter o frescor da salada que é sempre uma dica de alimentação saudável.

Outra dica é lavar, cortar e branquear os legumes para serem congelados e, assim, aumentar o tempo de conservação dos vegetais.

5. Opte pelos não refinados e tenha uma alimentação mais saudável

Os grãos refinados são moídos e passam por um processo no qual são retiradas as sementes e a casca. Assim, o cereal perde ferro, vitaminas e fibras, que são essenciais para o organismo. Por isso, sempre que possível, escolha grãos integrais, pois assim suas propriedades são preservadas.

Se você deseja melhorar os hábitos alimentares da sua família e ter uma cozinha saudável, prepare as refeições e mude alguns hábitos. Escolha alimentos frescos, aposte em novos sabores e combine diferentes alimentos em cada refeição.

Mantenha a prática de exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável!

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