Apreciar um bom vinho na companhia de pessoas especiais é uma das melhores coisas da vida. Quando “pegamos o gosto” pela bebida, fica muito natural procurar conhecer mais sobre as uvas, os locais de produção e outros detalhes dessa delicada bebida.

Muitas pessoas, entretanto, apesar de apaixonadas pela bebida, ainda não sabem como guardar vinhos da maneira correta. E isso é fundamental, uma vez que, por ser um produto fermentado, ele está em constante transformação.

Se você é um enófilo (aquele que gosta de vinhos), mas não é enólogo (um perito nessa bebida), descubra neste post como guardar vinhos em sua casa.

Como guardar vinhos?

Armazenar os vinhos adequadamente em casa não é um bicho de sete cabeças. Basta ter atenção aos detalhes que vamos apresentar a seguir. Acompanhe!

Temperatura ambiente

A temperatura ideal para armazenar vinhos deve estar entre 12ºC a 14ºC. Não há problema em manter a bebida em graus inferiores a esses, mas o vinho jamais pode ficar em temperatura superior a 25ºC, pois pode oxidar e estragar por completo. Também é muito importante que a temperatura seja constante, ou seja, não sofra oscilações.

Iluminação

Os raios ultravioletas podem alterar os sabores e aromas do vinho. Aliás, é por isso que, na maioria das vezes, as garrafas de vinho são escuras. Ou seja, é muito importante manter a bebida em local protegido da luz, mesmo que seja artificial.

Posição da garrafa

Essa é uma dúvida de grande parte das pessoas. Afinal, é mesmo necessário deixar a garrafa de vinho na horizontal?

Atualmente, há certa discordância em relação a esse princípio, mas muitos afirmam que, ao deixar o vinho em contato com a rolha, esta se mantém úmida, o que impede a entrada de oxigênio para o interior da garrafa e, consequentemente, a oxidação da bebida.

Umidade do ar

Pode parecer um fator de importância secundária, mas, na verdade, a umidade do ar também exerce grande influência na conservação do vinho. Isso porque ambientes muito secos podem ressecar a rolha e facilitar a entrada de oxigênio na garrafa. Por isso, recomenda-se que a umidade do ar seja entre 65% e 75%.

Como guardar uma garrafa de vinho aberta?

Essa é uma pergunta que não tem resposta definitiva, já que o ideal é sempre consumir o conteúdo da garrafa de uma só vez. Isso porque, assim que a bebida é aberta, o oxigênio começa a transformar a qualidade do vinho. Após alguns dias, a bebida chega até mesmo a se transformar em vinagre.

Mas há algumas táticas para prolongar a vida do vinho, depois de aberta a garrafa, por até 5 dias.

Coloque a rolha na garrafa imediatamente após servir a bebida e mantenha o vinho refrigerado, já que baixas temperaturas ajudam a retardar a oxidação. Outra boa dica é usar bomba de vácuo, que retira parte do ar do interior da garrafa.

Agora você já sabe como guardar vinhos e percebeu que, com algumas atitudes simples, é possível garantir a durabilidade das bebidas. Assim, você pode sempre ter em casa algumas garrafas para aquela ocasião especial.

Quer ficar por dentro de mais dicas como estas? Então, curta a nossa página no Facebook. Até a próxima!