Ter uma alimentação saudável e prática é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, com a correria do dia a dia, acabamos optando por produtos industrializados que são ricos em gordura e sódio. Assim, se você não tem muito tempo e deseja se alimentar melhor, uma boa dica é congelar alimentos.

Essa é uma ótima solução para quem quer ter pratos prontos todos os dias. Basta preparar os alimentos uma vez por semana e colocá-los no freezer. No entanto, é importante realizar um congelamento correto para que a comida não perca seus nutrientes nem estrague.

Assim, para ajudar você, vamos dar dicas de como congelar diversos tipos de alimentos. Confira!

Arroz e feijão

Para congelar o arroz, cozinhe com menos sal que o habitual, uma vez que depois de descongelado ele ganha um sabor acentuado. Coloque o arroz em potes plásticos e cubra com um papel-alumínio para evitar a formação de gelo. Tampe e mantenha no congelador por até 3 meses.

Você pode seguir o mesmo processo para o feijão. Se ele estiver temperado, consuma em até uma semana. Agora, se estiver sem tempero, pode ficar congelado por até um mês.

Frutas

As frutas podem ser congeladas sem casca e caroço, dentro de sacos plásticos. Para isso, corte-as em pedaços menores e leve ao congelador, deixando-as ali por até 9 meses.

As frutas vermelhas, como morango, cereja e framboesa se adaptam bem ao congelamento e podem ser consumidas assim que saírem do freezer. Já a manga e a pera podem ser congeladas em forma de purê.

Algumas frutas, no entanto, reagem mal às baixas temperaturas. Você não deve congelar aquelas que têm muita água, como melão, mamão e melancia, uma vez que o sabor pode ficar bastante alterado.

Verduras e legumes

Para congelar os legumes, eles devem passar antes pelo processo de branqueamento. Essa técnica consiste em escaldar o vegetal em água fervente e, em seguida, resfriar em uma bacia com gelo e água. Os legumes mais consistentes, como cenoura, precisam de 35 segundos na fervura, em média. Já para os macios, como abobrinha e vagem, apenas 15 segundos são suficientes.

Após esse processo, separe os legumes em pequenas porções e coloque-as em saquinhos plásticos, retirando todo o ar. Com isso, eles podem ficar congelados por até 12 meses.

As verduras devem ser branqueadas pelo mesmo processo. No entanto, elas devem estar bem secas antes de ir para o congelador. Não esqueça de retirar as folhas e os talos que estejam passados, ok? Além disso, prefira armazená-las em potes que não tenham contato com o ar.

Carnes

Para congelar carnes vermelhas ou brancas, é preciso que elas estejam sem temperos, que só devem ser usados no momento do preparo. Assim, congele os filés em saquinhos próprios para irem ao congelador. Elas podem ficar até 1 ano no freezer.

Queijos e iogurtes

Apesar do congelamento ser uma boa maneira de conservar os alimentos, nem todos podem ser levados ao freezer. Os derivados do leite, por exemplo, não devem ser congelados, pois a textura e o sabor podem ser alterados. Outros alimentos como ovos, frituras, batata, gelatina e pudim também devem ficar bem longe do congelador.

Pronto! Viu como congelar alimentos é uma ótima opção para preservar o sabor e os nutrientes? Porém, congele somente os que tenham pouca água e jamais devolva um alimento descongelado para o freezer. Ah, e são se esqueça de colocar uma etiqueta no pote ou saquinho plástico para que você fique atento ao prazo de validade.

Gostou do nosso post e quer ficar por dentro dos nossos conteúdos? Então siga-nos nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e YouTube!