Os questionamentos sobre os benefícios do vinho à saúde ainda existem. Porém, o seu papel em uma vida mais saudável é real. Assim, fica ainda mais saboroso e prazeroso cuidar da saúde, não é?

O seu consumo vai muito bem com diversas refeições, além de ter sabores, aromas e texturas diferentes. Dessa forma, o que não faltará é opção na hora de escolher qual é o vinho ideal para acompanhar determinado prato.

Vale ressaltar que, para que haja o efetivo benefício à saúde por meio do vinho, é preciso consumi-lo com moderação. Afinal, o equilíbrio é a palavra-chave na hora de recorrer aos hábitos saudáveis.

Gostou do assunto? Então, acompanhe a leitura e informe-se sobre os benefícios do vinho!

Quais são os benefícios do vinho?

Apesar de muitas pessoas questionarem os benefícios do vinho, é certo afirmar que a bebida proporciona melhorias à saúde. Por conter reveratrol, que é um potente antioxidante encontrado na casca da uva usada para a produção, o seu consumo regular e moderado pode trazer muitas coisas boas para o corpo humano.

Entre os principais benefícios de seu consumo, podemos listar:

  • aumenta o colesterol bom;
  • previne derrames, acidentes vasculares e tromboses;
  • por combater o colesterol, diminui os problemas cardíacos e o risco de aterosclerose;
  • abaixa a pressão arterial;
  • faz bem à memória;
  • ajuda a dormir.

Como consumir essa bebida?

O melhor momento para tomar uma boa taça de vinho é no jantar. A justificativa para isso é que, assim, a bebida não atrapalha a rotina de trabalho, os reflexos ao dirigir e ainda ajuda na hora de dormir. Também não é aconselhado o seu consumo diário.

O vinho, especialmente o tinto, é um grande aliado para quem sofre de insônia, pois ele contém melatonina, substância que ajuda a regular o sono. Além disso, a melatonina também ajuda a combater o processo de envelhecimento. Logo, use a criatividade para variar o cardápio semanal e criar sabores maravilhosos junto com a harmonização do vinho.

Qual é a quantidade de consumo indicada?

O ideal é ingerir uma taça de 125 ml três vezes durante a semana. Outra dica é ter um copo de água por perto ao consumir o vinho. O álcool é responsável por desidratar o corpo. Logo, é importante hidratar o organismo para evitar os efeitos da desidratação, como dor de cabeça, moleza corporal e náusea.

Toda bebida deve ser consumida com moderação, ainda mais quando espera-se vantagens do seu uso. Dessa forma, para conseguir os benefícios do vinho na saúde, é preciso consumi-lo de maneira regular e sem exageros.

Vinho engorda?

É natural o pensamento de que o consumo de vinho engorde, uma vez que ele tem calorias. Porém, a verdade é que ele ajuda o organismo a perder peso.

Isso acontece porque o álcool ingerido vai ajudar a queimar calorias do corpo em um processo que pode durar até 90 minutos. Com o metabolismo mais eficiente, fica muita mais fácil perder alguns quilinhos, quando combinado com exercícios físicos regulares, é claro.

Gostou de ficar por dentro dos benefícios do vinho para a saúde? Então, que tal saber mais sobre o consumo de alimentos orgânicos? Vamos lá!