Cada vez mais as pessoas optam por preparar marmitas saudáveis para melhorar sua alimentação no dia a dia. Essa escolha pode ser devido à falta de tempo de preparar refeições durante a semana, à necessidade de economizar dinheiro (afinal, comprar os ingredientes no supermercado e preparar em casa é muito mais econômico) ou, até mesmo, para evitar comer lanches nada saudáveis fora de casa e saber exatamente o que está sendo consumido.

Com o preparo das marmitas você pode organizar sua alimentação semanal e, ainda, optar por refeições saudáveis para proporcionar uma alimentação muito mais adequada para o seu corpo e necessidades. Ficou interessado? Continue lendo para conferir como prepará-las!

Quais são os alimentos que devo incluir em minhas marmitas?

Para garantir uma refeição completa, é necessário que você consuma alguns tipos de alimentos, pois cada classificação garante nutrientes diferentes e que são essenciais para diferentes funções no corpo. Confira!

Carboidratos

Em uma refeição, os principais alimentos ricos em carboidratos são: arroz, batata, macarrão, entre outros. Esses alimentos dão energia ao corpo e devem representar aproximadamente um quarto da sua refeição. Quando em excesso podem ser acumulados em forma de gordura.

Sempre que possível, devem ser consumidos de forma integral (arroz e macarrão integral e batata com cascas), pois apresentam maior quantidade de vitaminas e fibras — nutriente muito importante para proporcionar saciedade e auxiliar o funcionamento do intestino.

Proteínas

Elas são encontradas em carnes (de porco, frango ou bovina) e ovos. Também existem as opções de proteínas de origem vegetal, como leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, entre outros), que são ótimas opções para quem deseja diminuir o consumo de carnes.

As proteínas são nutrientes essenciais, também devem ser equivalentes a um quarto de sua marmita e têm como principais funções no organismo a reconstrução de tecidos como músculos e peles

Legumes

Os legumes apresentam variedade de micronutrientes, isto é, vitaminas e minerais essenciais para diversas funções do corpo e um pouco de fibras. Você deve tentar montar uma marmita que contenha uma variedade de legumes, pois cada tonalidade apresenta vitaminas e minerais essenciais e específicos dela. Sendo assim, quanto mais colorido for o prato, mais saudável ele tenderá a ser.

Os legumes, juntos com as verduras, devem compor metade do prato. São algumas excelentes opções de legumes: cenoura, pimentão, abobrinha, berinjela, tomate, beterraba, abóbora, entre outros. Temperados com um azeite, o prato fica ainda mais completo e saboroso.

Verduras

As verduras são as folhas e flores, tais como brócolis, couve, espinafre, alface, agrião e repolho. Elas também são ricas em vitaminas e sais minerais, mas são compostas por grande quantidade de fibras.

Além de suas vitaminas ajudarem o organismo a funcionar adequadamente, a grande quantidade de fibras ajuda a saciar por maior tempo, diminui a quantidade de alimentos ingeridos, auxilia no funcionamento do intestino e diminui níveis de colesterol e triglicérides. Sendo assim, são ótimos alimentos para quem deseja emagrecer.

Desse modo, para preparar marmitas saudáveis em seu dia a dia é essencial utilizar uma variedade de alimentos, cada um com funções indispensáveis ao corpo. Além disso, fazer suas compras em um bom supermercado garante a qualidade dos alimentos utilizados. Se você é de Fortaleza e não sabe em qual supermercado fazer suas compras, faça já uma visita ao Centerbox para conhecer os produtos e conferir promoções!

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