Mesmo com a correria do dia a dia, é importante reservar um tempo para lavar corretamente as frutas e verduras, é necessário desinfetar corretamente os alimentos crus que consumimos. Com isso em mente, é fundamental saber como lavar verduras e frutas de forma eficaz, para eliminar micro-organismos dos alimentos e, também, reduzir os agrotóxicos.

Por isso, a limpeza desses alimentos deve ser feita com cuidado e seguindo algumas dicas para deixar os processos mais simples e práticos.

Para lhe ajudar, preparamos este texto com todas as informações sobre o assunto que você precisa saber! Ficou interessado? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Lavagem

Água corrente

Antes de iniciar qualquer processo de limpeza, é bom colocar as verduras em água corrente para tirar terra e sujeiras das folhas. Para isso, elas podem ser colocadas em um escorredor de macarrão, por exemplo. Assim, enquanto a água passa, pode-se limpar as folhas com os dedos.

Bucha ou escovinha

A bucha e a escovinha também são ótimos itens que auxiliam na hora de limpar as verduras e as frutas. Elas são ideais para tirar a terra de batatas, cenouras, macaxeira, abobrinha, entre outras. Por isso, tenha sempre uma das duas em casa para deixar o processo de limpeza ainda mais rápido.

Molho

Todas as frutas e as verduras devem ficar de molho em uma bacia com água e água sanitária para que se tenha a correta desinfecção dos alimentos. A proporção que deve ser feita é: para cada litro de água, coloca-se uma colher de água sanitária.

Uma dica é colocar as folhas por baixo e algo mais pesado — como tomates, pepinos, rabanetes etc. — por cima, garantindo, desse modo, que todos os alimentos entrem em contato com o produto de limpeza.

Os alimentos devem ficar de molho por cerca de 15 minutos. Após a desinfecção, lava-se em água filtrada para retirar o excesso de água sanitária. Reserve, ainda, um tempo para secar as folhas com cuidado, pois não se deve guardá-las molhadas.

Água sanitária e hipoclorito

A água sanitária e o hipoclorito de sódio são constituídos pela mesma substância, resultando em uma composição a base de cloro, que é um produto altamente qualificado para limpar produtos diversos, como alimentos, roupas, piso etc.

Pessoas com problemas de tireoide devem evitar o uso de produtos que contêm cloro, uma vez que ele pode influenciar a absorção do iodo pelo intestino. Portanto, trazendo problemas para o bom funcionamento da tireoide, tendo em vista a carência desse nutriente essencial.

Tenha ainda atenção para desinfetar com segurança, pois é preciso utilizar a dosagem correta de água e água sanitária. Por isso, siga sempre as orientações indicadas no rótulo do produto.

Vinagre

O vinagre pode ser eficiente para auxiliar na remoção de terra e dos insetos presentes nos alimentos. Para isso, deve-se colocar duas colheres de vinagre a cada litro de água e deixar os alimentos de molho por 30 minutos. Depois é só lavar em água corrente, secar os alimentos e guardar na geladeira.

Saiba que o vinagre não será suficiente para higienizar as verduras e as frutas dos agrotóxicos e dos micro-organismos. Sendo, portanto, necessária uma desinfecção mais apurada dos alimentos que serão ingeridos crus.

Com cuidado e paciência, fica fácil limpar os alimentos da forma correta. Caso ainda não exerça essas dicas mencionadas, comece desde já a implementá-las na rotina!

Aprendeu melhor como lavar verduras e frutas de forma correta? Achou o nosso texto informativo? Então, siga as nossas redes sociais, assim você pode ficar por dentro de mais informações que te ajudarão facilitar o dia a dia! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.