Ter consciência na hora das compras é importante para evitar desperdícios de tempo, dinheiro e produtos. Entretanto, saber o que comprar e fazer boas escolhas, baseando-se na qualidade e na confiabilidade da marca, não é uma atitude que se restringe aos alimentos.

Você pode ter esse cuidado com todas as compras que abastecem uma casa — inclusive com os produtos de limpeza, sobre os quais falaremos neste post.

Em uma sociedade consumista, onde há uma propaganda a cada esquina e mais de dez opções de um mesmo detergente na prateleira do supermercado, comumente nos vemos gastando mais do que ganhamos e indo para casa com itens sem utilidade.

Para poupar dinheiro e fazer escolhas certeiras, compare preços em lugares diferentes, aproveite promoções e escolha marcas de confiança. Nesse post, porém, temos outra dica: elabore um checklist do que é necessário. Isso fará com que você simplifique sua rotina de compras e atenha-se ao essencial.

Quer saber como elaborar um checklist e quais são os 8 produtos de limpeza que não podem faltar em sua casa? Continue a leitura!

Entenda sua casa e sua rotina

Primeiramente, saiba como funciona sua rotina de limpeza. O que você faz com uma maior frequência? Quais são os produtos de limpeza que costumam acabar mais rápido? Sua casa tem itens que exigem uma limpeza mais específica, como jardim, decoração com pedras ou piso especial?

Apesar de haver pontos em comum, como o pó da estante e a louça que se multiplica, cada casa tem sua especificidade. E, entendendo o seu lar, fica mais fácil acrescentar ou retirar itens do checklist.

Saiba quais são os produtos de limpeza essenciais

Vamos, então, ao nosso checklist?

1. Álcool

Além de matar bactérias, o álcool é utilizado em vidros, metais e espelhos, pois se trata de um desinfetante. Opte por um com concentração entre 68% e 72%.

Como o álcool evapora muito rápido, use-o para limpar áreas menores. Além disso, deixe-o longe de superfícies de madeira ou emborrachadas.

2. Detergente

Engana-se quem pensa que o detergente serve apenas para lavar louças. Esse produto, por ser um desengordurante de base neutra, pode ser usado na limpeza de azulejos, pisos, plásticos, paredes e vidros.

Mas lembre-se de enxugá-lo completamente, para evitar manchas esbranquiçadas. E compre sempre detergentes sem cheiro, pois não é recomendo que tais áreas entrem em contato com aromas sintéticos.

3. Sabão em barra ou de coco

Esse produto de limpeza biodegradável é perfeito para as ocasiões em que você se pergunta: como vou limpar isso? Na dúvida, use sabão em barra neutro, pois ele não mancha e limpa bem. Já o sabão de coco é mais indicado para a limpeza de roupas brancas e delicadas.

4. Multiuso

O próprio nome indica sua versatilidade e praticidade. O multiuso age sobre óleos e gorduras, podendo ser utilizado em fogões, pias, azulejos, materiais plásticos ou mesmo na mesa de refeições, neutralizando o cheiro dos alimentos.

5. Sabão em pó

Use o sabão em pó na máquina de lavar ou diretamente para esfregar roupas e calçados. Não o aplique em pisos, pois ele pode corroer o revestimento.

6. Amaciante

O amaciante tem a função de deixar sua roupa lavada ainda mais cheirosa e macia. Se for deixar as peças de molho, lembre-se de diluí-lo na água e, assim, evitar manchas.

7. Lustra-móveis

Para quem tem móveis de madeira, essa é a melhor opção. Sua formulação higieniza a madeira, além de dar brilho e prevenir manchas.

8. Água sanitária

A água sanitária atua como alvejante e desinfetante. Se você tem pisos e azulejos que sujam com facilidade, usar esse produto garante uma limpeza eficaz.

Mas tome cuidado para não aplicá-la em tecidos coloridos ou esquecer-se de fazer a diluição conforme especificado na embalagem. Devido à alta concentração de hipoclorito de sódio, é preciso usar luvas e tomar cuidado com os olhos ao manipular o produto.

Esses são alguns dos itens que você pode incluir em seu checklist de produtos de limpeza. Assegure-se de que o escolhido tenha a autorização da Anvisa e atenda às suas necessidades durante uma boa faxina.

Nosso post foi útil para você? Que tal conferir, agora, mais sobre o supermercado que vende alimentos orgânicos em Fortaleza? Até a próxima!