Para uma vida mais saudável e com qualidade, é preciso cuidar da alimentação. Afinal, o que ingerimos reflete em nosso bem-estar físico e mental. Mas você sabe quais são os alimentos que não podem faltar no dia a dia?

Alguns itens são fundamentais para o consumo diário e, por isso, não podem faltar em casa. Por exemplo, é muito importante ingerir fibras, proteínas, verduras, carboidratos, grãos e frutas oleoginosas

E para ajudar com esse assunto, preparamos este post com algumas dicas de alimentos que vão deixar seu prato mais colorido, rico em nutrientes e muito saudável.

Ficou interessado? Então acompanhe a leitura e informe-se!

1. Fibras

As fibras ajudam no funcionamento do intestino, deixando a vida mais leve e promovendo o bem-estar diário. Elas também são essenciais para o controle do diabetes, além de ajudarem a regular os níveis de colesterol.

Por isso, é essencial uma dieta rica em fibras. Elas são facilmente encontradas em:

  • frutas — como caju, mamão, goiaba e melancia;
  • legumes — como cenoura, abobrinha e pepino
  • vegetais folhosos — como couve manteiga, agrião, alface, rúcula e repolho.

2. Proteínas

Um dos alimentos que não podem faltar no dia a dia é a proteína, uma vez que ela desempenha papel fundamental em nosso organismo. Além disso, é responsável por construir e manter os órgãos e os tecidos, deixando os ossos, os dentes, os músculos e os cabelos fortes, por exemplo.

A proteína pode ser encontrada nas carnes, como cortes bovinos e suínos, frangos, peixes, etc. Assim, tenha sempre em sua refeição uma porção de carne, seja branca ou vermelha — o ideal é variar entre uma e outra durante a semana.

Para quem prefere um menu vegetariano, não tem problema, pois há outras formas de mantê-la em dia na dieta. Confira outros alimentos que também são ricos nessa substância:

  • feijão;
  • lentilha;
  • ovo;
  • leite;
  • espinafre;
  • soja;
  • queijo;
  • grão-de-bico;
  • quinoa;
  • entre outros.

3. Carboidratos

O carboidrato é importante para manter as células do corpo com energia e, assim, fazer com que tudo em nosso organismo funcione corretamente. Por isso, esse nutriente não deve ser desprezado em nenhuma alimentação, mas, sim, ingerido com moderação (especialmente aqueles que querem perder peso).

Pode-se encontrar essa fonte de energia em alimentos como:

  • pães;
  • massas;
  • arroz;
  • frutas;
  • batatas.

4. Oleaginosas

As frutas oleaginosas são as nozes, as castanhas de caju, as castanhas do pará, as amêndoas, as avelãs, entre outras. O ideal é um punhado por dia, uma vez que são ricas em calorias e gordura.

As nuts — como também são conhecidas — ajudam a combater doenças cardíacas, o câncer, as infecções, os problemas renais e até males como o Alzheimer. Além disso, são uma forma de fazer um lanche rápido, prático e que faz bem à saúde. Por isso, são fundamentais para uma vida e um futuro mais equilibrado.

Viu como é importante ter uma alimentação colorida e balanceada? Uma ótima maneira de encontrar esses alimentos é nas lojas do Centerbox, onde há produtos de qualidade para deixar suas refeições ainda mais gostosas!

Gostou de saber mais sobre os alimentos que não podem faltar no dia a dia? Então, que tal aprender a fazer uma lista de supermercado eficiente e que otimize as compras? Não fique de fora dessa!