Cada vez mais, a população tem se mostrado preocupada com a saúde e o meio ambiente. Hoje em dia, não é raro encontrarmos, por exemplo, pessoas que adotam dietas vegetarianas e um estilo de vida mais consciente em busca de equilíbrio para o corpo, a mente e o planeta.

Outra forma de contribuir para o bem-estar de modo geral é incluir na rotina produtos cultivados de modo natural e livre de agrotóxicos. Se você tem interesse em descobrir o que são produtos orgânicos e quais benefícios eles oferecem para a saúde e o meio ambiente, continue a leitura!

O que são produtos orgânicos

A produção de alimentos orgânicos valoriza desde a plantação até o transporte dos itens ao consumidor final, sempre respeitando os recursos naturais. Por esse motivo, os produtos orgânicos geram um impacto muito menor no meio ambiente se comparados aos alimentos convencionais.

Além disso, na produção orgânica não são usados agrotóxicos nem venenos para controle de pragas, os quais causam vários danos à saúde da população.

Muitas pessoas pensam que apenas legumes e frutas são produzidos dessa forma. No entanto, atualmente já é possível encontrar café, vinho e uma série de outros produtos industrializados e orgânicos.

O mesmo vale para carnes e ovos, que precisam ser produzidos sem aplicação de antibióticos e hormônios para serem considerados orgânicos.

Como identificar um produto orgânico

Hoje em dia, os produtos orgânicos são adquiridos não somente em feiras e diretamente com os produtores. Em função do aumento da procura, muitos supermercados já disponibilizam esse tipo de item em suas prateleiras.

Para ter certeza da qualidade, ao escolher o produto, verifique se ele contém o selo Orgânico Brasil, concedido pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SISORG), que faz o credenciamento e a fiscalização. Assim, você tem certeza de que está levando para a casa um alimento cultivado totalmente dentro das normas de produtos orgânicos.

Benefícios dos produtos orgânicos

Agora que você já sabe o que são produtos orgânicos, confira as principais vantagens de incluí-los em sua alimentação.

Fazem bem para a saúde

Os alimentos que são produzidos sem o auxílio de agrotóxicos são muito mais benéficos para o nosso organismo. Por não conterem substâncias tóxicas, os produtos orgânicos ajudam a prevenir crises alérgicas, distúrbios hormonais e até mesmo câncer.

Além disso, as frutas e os legumes orgânicos chegam a ter até 40% mais antioxidantes do que os convencionais. Por isso, ajudam a purificar o organismo e a melhorar vários problemas de saúde.

Favorecem a agricultura familiar

Por levarem em conta toda a cadeia de produção, os alimentos orgânicos fortalecem as comunidades rurais e a geração de renda e emprego nas pequenas comunidades.

Além disso, por terem como base a conservação dos recursos naturais, são muito mais benéficos para o planeta. Afinal, o uso de agrotóxicos pela agricultura convencional afeta não somente a saúde humana, mas também o solo, a água e a fauna.

Têm um sabor melhor

Tudo bem que gosto não se discute, mas é inegável que os produtos cultivados de forma orgânica têm um sabor muito mais especial, se comparados aos convencionais. Além disso, como os produtores não utilizam venenos e agrotóxicos, fica muito mais seguro consumir todas as partes de cada alimento, inclusive as cascas.

Como você viu, consumir produtos orgânicos gera muitos benefícios para a saúde e o planeta. A única desvantagem desses alimentos, se é que podemos dizer assim, é que eles ainda têm um preço mais elevado que os convencionais já que são produzidos em escala menor. No entanto, à medida que a população for se conscientizando, o natural é que eles se tornem cada vez mais acessíveis.

Agora que você já sabe o que são produtos orgânicos, que tal nos seguir nas redes sociais? Estamos no Facebook e no Instagram!