Todos nós sabemos da importância de comer bem todos os dias, de forma balanceada e equilibrada. No entanto, montar um cardápio semanal saudável para toda a família nem sempre parece uma tarefa fácil…

Por isso, trouxemos 4 dicas que vão ajudar você a preparar deliciosas refeições, que agradem a todos, e também possam suprir todas as necessidades do nosso organismo. Vamos conferir?

1. Defina o número de pessoas e refeições

O primeiro passo é enumerar o número de pessoas que fazem as refeições em sua casa e quais são os hábitos alimentares da família. Em seguida, veja se alguém tem algum tipo de restrição quanto aos alimentos e que tipo de comida essa pessoa deve ou não comer.

Tente, também, lembrar da quantidade que cada um come. Por exemplo, as crianças costumam comer menos que os adultos, o que vai influenciar na hora da compra de produtos e preparo dos alimentos.

2. Escolha um dia para preparar tudo

Escolher um dia da semana para preparar as refeições de todos os outros dias pode ser uma alternativa prática para economizar tempo. Ou seja, ao reservar essa data para cozinhar, você vai ter mais tempo durante a semana para fazer outras coisas.

Além disso, você passa a economizar mais dinheiro também, pois, a cada vez que vamos ao supermercado, “sofremos a tentação” de comprar por impulso e levar para a casa produtos que não estamos precisando.

3. Faça uma lista de compras

Como vimos acima, fazer uma lista de compras antes de ir ao mercado é mais prático e econômico do que ir ao local sem muita noção do que precisamos comprar, não é mesmo?

Também podemos acrescentar o fato de que, ao planejar as compras, é possível avaliar melhor os hábitos alimentares da família e compor um cardápio semanal saudável e mais nutritivo.

4. Monte um cardápio saudável

Montar um cardápio semanal saudável não é um bicho de sete cabeças! Basta seguir algumas orientações dos nutricionistas, como preparar pratos coloridos e balancear as quantidades de carboidratos e proteínas necessários ao bom funcionamento do organismo.

Então, acompanhe um miniguia que vai orientar você a preparar refeições mais saborosas e nutritivas. Confira a seguir:

Entrada

Para o dia a dia, é recomendado servir algum tipo de salada antes do prato principal. Opte por folhas, como:

  • alface;
  • almeirão;
  • escarola;
  • rúcula;
  • agrião.

Para compor o prato, acrescente, também, legumes crus ou cozidos, tais como cenoura, beterraba ou nabo.

Na hora do jantar, prepare sopas à base de legumes (berinjela, abobrinha ou mandioquinha) ou, ainda, caldos de carnes em geral. Além de ser uma refeição leve, as sopas e caldos costumam ser de fácil digestão.

Prato principal

O prato principal deve ter algum tipo de proteína, tal e qual carne vermelha magra, frango ou peixe grelhados ou assados. O ovo pode substituir um desses alimentos, uma vez que é rico em proteína — opte pela versão cozida ou uma omelete com legumes.

Como acompanhamento, eleja:

  • arroz — se possível, o integral;
  •  feijão ou lentilha;
  • cevadinha;
  • grão-de-bico ou batata-doce.

O importante é variar os ingredientes no dia a dia e fazer com que as refeições sejam saborosas e balanceadas.

Um cardápio semanal saudável e bem planejado vai garantir que você e sua família se alimentem corretamente. Aproveite as dicas para reorganizar o seu tempo e o seu orçamento e curta as refeições ao lado das pessoas que você ama!

Se você gostou do artigo sobre como organizar um cardápio semanal saudável, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas possam aproveitar as nossas dicas!