Uma alimentação saudável é muito importante para a saúde e bem-estar de todos. Por isso, é essencial a introdução de alimentos ricos em vitamina C na alimentação diária.

A vitamina C é muito importante para que o organismo faça a síntese de colágeno, o que ajuda no desenvolvimento e na formação dos ossos, das cartilagens, dos músculos, entre outros. Além disso, esse nutriente também atua no sistema nervoso central, evitando crises de ansiedade e doenças correlatas, fortalecendo o sistema imunológico contra doenças.

Desse modo, o consumo de alimentos que forneçam a vitamina é fundamental para o organismo. Mas, afinal, quais são esses alimentos? Se você ficou interessado pelo assunto, acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre a importância e como consumir alimentos ricos em vitamina C.

Importância da vitamina C para o corpo

A vitamina C é importante para o ser humano, uma vez que ela atua na formação do corpo, do sistema imunológico e, até mesmo, do sistema nervoso central. Dessa forma, ela ajuda no humor, auxilia na absorção do ferro pelo organismo, atua como antioxidante, entre outros.

O seu consumo também pode prevenir doenças, como gripes e resfriados, pois ajuda na manutenção de um corpo sadio. Além disso, também é importante para a integridade dos vasos sanguíneos.

O seu consumo deve ser equilibrado, uma vez que não se deve consumir mais do que o necessário. Afinal, tudo em excesso ou em quantidade inferior pode causar problemas. Em caso de ingestão em excesso, podem ocorrer efeitos tóxicos, como dor abdominal, diarreia, pedras nos rins, dor de cabeça entre outros problemas.

Já a carência da vitamina C traz muitos prejuízos ao organismo, principalmente por provocar uma doença chamada de escorbuto, que causa sintomas como hemorragia e inchaço das gengivas.

Alimentos ricos em vitamina C

Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina C são:

  • laranja;
  • acerola;
  • manga;
  • abacaxi;
  • caju;
  • limão,
  • graviola;
  • tomate;
  • cenoura;
  • espinafre;
  • etc. 

Assim, essa vitamina pode ser consumida tanto em alimentos in natura, como nas frutas e folhas, ou em alimentos durante o preparo de alguma comida quente. Por exemplo, um prato de macarrão com molho de tomate ou uma lasanha de espinafre, entre outros.

Uma dica muito legal para quem gosta de ingerir o suco de frutas que contém vitamina C é que esse nutriente é muito sensível à luz e ao calor, pois é por meio desses elementos que ocorre a sua oxidação. Dessa forma, dê preferência a sucos frescos, do que aqueles que ficaram muito tempo na geladeira ou fora dela.

Viu como é importante consumir alimentos ricos em vitamina C? Depois dessas dicas, não há mais desculpas para não inserir esse nutriente na sua rotina familiar. Lembre-se sempre de comer tudo de forma balanceada. Com certeza, o resultado será um corpo muito mais saudável e protegido.

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