Todo mundo sabe a importância da vitamina A e de se alimentar de forma saudável, equilibrada e com ingredientes frescos e naturais. Um dos motivos é a obtenção dos nutrientes necessários para o pleno funcionamento do organismo.

As vitaminas são um desses nutrientes essenciais. Afinal, elas são importantíssimas para a nossa saúde e não são fabricadas pelo organismo. Ou seja, precisamos ingeri-las por meio da alimentação.

A vitamina A é uma das mais importantes e sua carência provoca uma série de complicações para o funcionamento e bem-estar do corpo humano. Quer saber para que serve a vitamina A e onde encontrá-la? Então, leia este post até o final!

O que é a vitamina A?

A vitamina A faz parte do grupo das vitaminas lipossolúveis (ou seja, que se dissolvem em gorduras ou óleos) e pode ser obtida tanto a partir da ingestão de alimentos de origem animal quanto de alimentos de origem vegetal.

As funções que essa vitamina desempenha no organismo são variadas e muitas vezes relacionadas ao sistema imunológico e à visão. A vitamina A também é fundamental para o desenvolvimento embrionário e para o metabolismo dos ossos e da pele.

Qual é a sua importância para o organismo?

A carência de vitamina A no organismo pode resultar em lesões de pele, na chamada cegueira noturna (dificuldade para adaptar a visão em lugares mais escuros) e infecções. Felizmente, os prejuízos que aparecem em decorrência da falta de vitamina A podem ser contornados com a ingestão de suplementos indicados por médicos.

Por outro lado, a ingestão da vitamina A em doses ideais melhora a visão, auxilia no crescimento, ajuda na formação dos dentes e na produção do colágeno. Além disso, previne o surgimento de doenças, como câncer, arteriosclerose e catarata. Isso porque ela tem alta capacidade antioxidante, o que ajuda a inibir a ação dos radicais livres.

Quais alimentos são ricos em vitamina A?

A vitamina A geralmente está presente em alimentos com cores vivas. Alguns exemplos de boas fontes dessa vitamina tão importante para o organismo são:

  • fígado;
  • leite;
  • gema de ovo;
  • óleo de peixe;
  • cenoura;
  • espinafre;
  • manga;
  • abóbora;
  • goiaba;
  • mamão.

Ou seja, para que você consiga consumir uma quantidade adequada desse nutriente diariamente, basta apostar em um cardápio rico em vegetais e bem variado.

No entanto, se você sente alguns dos sintomas listados no decorrer deste texto é recomendado buscar a ajuda de um profissional da área da saúde ou de nutrição, para checar se o seu organismo tem as doses ideais dessa vitamina.

Também é importante dizer que o excesso de qualquer substância é prejudicial, e com a vitamina A não é diferente. Doses altas desse nutriente no organismo resultam em sintomas como dores de cabeça, perda de apetite, sonolência, coceira, queda de cabelo, descamação da pele, náuseas e visão turva.

Como você viu, a vitamina A é de extrema importância para o organismo e, por isso, é fundamental consumir regularmente alimentos ricos nesse nutriente. Assim, você garante muito mais saúde para você e sua família!

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