Você sabia que a maneira como nos alimentamos ajuda a combater o câncer e tem poder de influenciar diretamente nossa saúde? Isso significa que, quanto mais saudáveis forem nossas refeições, menores serão as chances de desenvolvermos diversas doenças. Um bom exemplo disso são os alimentos que combatem o câncer.

Mas não se esqueça: é indispensável consultar um médico periodicamente para saber como está a saúde do corpo, bem como para se prevenir ou combater problemas.

Ficou interessado em saber quais alimentos ajudam no tratamento ou prevenção do câncer e outras doenças? Continue lendo para conferir!

1. Molho de tomate

O molho de tomate apresenta um componente chamado licopeno, responsável pela cor vermelha do fruto. Essa substância é um poderoso antioxidante, ou seja, ela ajuda no combate aos radicais livres, “poluentes do organismo” formados por átomos isolados e instáveis que causam muitos danos, inclusive aceleração do envelhecimento e mutação genética.

Isso significa que o molho de tomate reduz o envelhecimento precoce e ameniza mudanças prejudiciais ao DNA.

No entanto, o licopeno é melhor absorvido quando aquecido e ingerido junto com uma fonte de gorduras saudáveis. Por isso, o ideal é preparar um molho caseiro com os tomates mais vermelhos e adicionar um fio de azeite para garantir a absorção do licopeno.

2. Alho

O alho é um alimento que não costuma faltar em uma comidinha bem temperada e gostosa. Geralmente é refogado para o preparo de arroz, feijão, molhos, carnes etc. Além de ser muito saboroso, também é extremamente benéfico para a saúde.

Esse tempero é rico em alicina, um fitoquímico (substância antioxidante responsável pela cor dos alimentos) que ajuda no combate a infecções como resfriados, no controle do colesterol e muito mais.

Como visto, o alho também tem poder antioxidante (não só devido à alicina, mas também ao selênio e vitamina C), acarretando, assim, um efeito essencial na alimentação saudável contra o câncer ao auxiliar a manter intacto o DNA das células do corpo.

3. Uva

A uva roxa in natura, bem como seu suco, é rica em polifenóis como o resveratrol — outra substância que combate os indesejáveis radicais livres. Sendo assim, seu consumo ajuda a inibir o crescimento de diversos tipos de tumores.

No entanto, nesse caso é preciso evitar o vinho, visto que o álcool contido nele atrapalha nesse processo benéfico. Em vez disso, prefira sucos integrais de uva ou consuma a fruta in natura junto com sua casca, pois é nela que ficam concentradas maiores quantidades do resveratrol.

4. Salmão

Esse peixe de águas salgadas é rico em uma gordura saudável conhecida como ômega-3. Ela colabora na produção de células saudáveis e protege o DNA. Além disso, também é fonte de vitamina D, uma substância relacionada à prevenção do câncer e regulação de hormônios.

O salmão pode ser consumido cru, assado ou preparado na frigideira com ervas, temperos, legumes e molhos. O importante é que seja incluído na alimentação semanal de maneira saudável.

Acabamos de ver alguns dos diversos alimentos que combatem o câncer. Entretanto, também é preciso estar atento e evitar o consumo dos que são prejudiciais e associados ao desenvolvimento dessa doença, como os embutidos. Dessa forma é possível cuidar da sua saúde e de sua família!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as propriedades dos alimentos que ajudam no combate ao câncer? Então compartilhe este artigo nas redes sociais para que os seus amigos fiquem por dentro do assunto!