Para manter uma dieta balanceada, é fundamental conhecer as propriedades dos alimentos consumidos. Nesse sentido, saber como ler uma tabela nutricional adequadamente figura como algo vital. Afinal, é por meio dela que podemos controlar o que faz parte ou não parte das refeições e, assim, conservar uma alimentação saudável.

A qualidade de vida melhora ao se preocupar com a quantidade de calorias e quais os tipos de nutrientes que estão sendo ingeridos. Como existem muitas pessoas que não compreendem as informações nutricionais contidas nas embalagens dos alimentos, preparamos o texto de hoje especialmente para ajudá-lo nessa situação.

Ficou interessado? Então acompanhe a leitura e tire todas as dúvidas a respeito do assunto!

Valor energético

O valor energético nada mais é do que as calorias representadas por Kcal — ou quilojoules (kJ) —, que significa a energia que o corpo é capaz de produzir a partir do consumo de determinada porção do alimento em questão.

%VD

Essa sigla — que significa valor diário — corresponde à quantidade de calorias e nutrientes contidos em cada alimento dentro do contexto de uma dieta por volta de 2.000 Kcal.

Por exemplo: um macarrão instantâneo que apresenta 80% do VD de sódio quer dizer que alguém, após a ingestão, terá consumido quase a quantidade total recomendada desse nutriente em um dia. Por isso, deve-se ter cuidado com os valores indicados para buscar uma alimentação mais saudável.

Carboidratos

Os carboidratos são responsáveis por proporcionar energia ao corpo. Se consumidos mais do que o corpo necessita, uma parte desse nutriente é armazenada em nosso organismo em forma de gordura.

Com isso em mente, deve-se ter atenção ao %VD dos alimentos para não ultrapassar o consumo recomendado por dia.

Proteínas

Esse nutriente é fundamental para uma vida com qualidade, uma vez que é responsável pela construção e conservação dos órgãos, tecidos e células do corpo.

Mas, claro, deve-se consumir com moderação, respeitando a quantidade de ingestão indicada por dia. Esse nutriente se encontra em carnes, queijos, leguminosas etc.

Gorduras saturadas

As gorduras saturadas estão presentes em alimentos de origem animal, ou seja, carnes, leites, queijos, manteiga etc.

Essa gordura precisa ser consumida com moderação, uma vez que, em grandes quantidades, tende a aumentar o risco de doenças cardiovasculares e outros males à saúde. Sabendo disso, tente seguir as orientações de consumo com base no %VD.

Gorduras totais

As gorduras totais consistem em ótimas fontes energéticas e auxiliam na absorção de algumas vitaminas, como A, D, E e K. Esse item deve ser analisado com bastante atenção na hora de comprar um produto, pois mostra a soma de todas as gorduras presentes no alimento, tanto a boa quanto a ruim.

Assim, é importante consultar a tabela antes de abusar de produtos com altos números de gorduras totais, o que é capaz de influenciar na saúde e no ganho de peso.

Viu como é fácil saber exatamente o que está sendo consumido de acordo com a tabela nutricional presente nas embalagens dos produtos alimentícios?

Lembre-se de sempre ler essas informações para ter certeza de que não está prejudicando a sua saúde. Além disso, trata-se de uma maneira eficaz de comparar um produto com outro, para, assim, selecionar o que apresenta valores nutricionais mais saudáveis.

Agora que você já sabe como ler uma tabela nutricional, não deixe de conferir cada informação contida nos alimentos ao comprá-los!

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