Como fazer a criança comer de maneira saudável e adequada? Quem tem filhos faz essa pergunta diariamente. Afinal, frutas e verduras competem o tempo todo com as guloseimas que o mercado oferece, como: balas coloridas, salgadinhos industrializados etc.

Mas, para ajudar os seus filhos a comerem melhor, trouxemos dicas que vão facilitar o seu dia a dia e que são muito eficientes. Continue a leitura e descubra quais são elas!

Seja exemplo para seus filhos

O primeiro passo para fazer as crianças comerem alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e vitaminas, é ser o exemplo para eles. Ao sentar na mesa, monte o seu prato de modo que contenha uma variedade de elementos, como:

  • proteínas;
  • legumes;
  • verduras.

Aprecie a comida lentamente e exalte cada porção de maneira bem natural.

Leve os seus filhos na feira e na quitanda

Eleja um dia da semana para ir à feira ou à quitanda junto com os seus filhos. Por ter variedade de frutas, verduras e legumes e uma diversidade grande de cores e aromas, as crianças vão se sentir motivadas a conhecer e provar os alimentos.

Outra dica é pedir para provar pedaços de frutas antes de comprar e oferecer aos seus filhos. Então, pergunte o que eles acharam do sabor — se está doce, saboroso e suculento. Faça disso um hábito!

Prepare as refeições junto com as crianças

Uma das maneiras mais eficientes de fazer a criança comer bem e de forma variada é chamá-la para preparar as refeições junto com você sempre que for possível.

Ao ver você lavar, cortar e cozinhar os alimentos, ela vai pedir para ajudá-la, pois a criança tem uma curiosidade natural em aprender tudo o que ensinamos. Permita que ela faça algumas coisas, se for de acordo com a idade dela e não ofereça perigo.

Monte pratos apetitosos

Todos nós sabemos que começamos a comer com os olhos, não é mesmo? Na alimentação infantil, isso é ainda mais importante.Por isso, procure montar as travessas de forma harmoniosa e diversificada. Também, monte o prato do seu filho com elementos coloridos, bem distribuídos e criativos.

Evite falar mal dos alimentos

Muitas vezes, sem perceber, comentamos na frente de nossos filhos sobre algo de que não gostamos de comer. Ao ouvir esse tipo de comentário, a criança passa a refutar tal ingrediente também. Portanto, evite dizer na mesa que não gosta de certas coisas. Guarde o segredo para você!

Persista, mas não insista

Na tentativa de fazer a criança comer tudo que seja saudável, tendemos a insistir para que ela prove isso ou aquilo de maneira exagerada. Isso não é o correto, pois a criança pode criar birra ou mesmo aversão em relação ao alimento.

O ideal é persistir no dia a dia para que ela coma vegetais e frutas. Coloque no prato, peça para ela provar e, no dia seguinte, faça tudo novamente. Mas lembre-se de que não é correto castigá-la ou coagi-la a comer o que ela não quer naquele momento.

A melhor maneira de como fazer a criança comer bem é criar hábitos. Por isso, estabelecer rotina e ser exemplo para ela são as dicas mais eficientes que os pais ou os responsáveis podem adotar diariamente!

Se você gostou do artigo de como fazer a criança comer bem e quer saber de mais dicas como esta, basta nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Youtube!