Cada vez mais as pessoas estão optando por ter uma alimentação mais saudável. Portanto, evitam consumir produtos sem lactose, seja por problemas de saúde ou para ter melhor qualidade de vida. Mas, afinal, você sabe o que é lactose e por que ela é considerada a vilã das dietas em alguns casos?

Primeiramente, é válido dizer que a lactose é o açúcar presente no leite e, consequentemente, em seus derivados. O problema surge quando a pessoa apresenta intolerância a lactose, ou seja, o seu organismo rejeita essa substância causando indigestão, inchaço abdominal, náuseas, entre outros sintomas. Sendo assim, muitos consumidores eliminam a proteína láctea da alimentação diária.

Se você não quer ingerir alimentos com lactose, leia o artigo que preparamos e conheça 5 produtos sem ou com quantidade mínima de lactose encontrados nos mercados e como consumi-los adequadamente. Acompanhe a leitura e saiba mais!

1. Kefir

O kefir é um produto semelhante ao queijo tipo ricota e tem um sabor parecido com o iogurte natural. Geralmente, ele é consumido com torradas e pães integrais e deve ser guardado na geladeira. A melhor notícia é que o kefir pode ser preparado em casa e a receita é facilmente encontrada em sites e blogs disponíveis na internet.

2. Iogurte

O mercado oferece uma variedade de iogurtes livres de lactose. No entanto, é necessário certificar-se que eles contenham probióticos em suas composições. Por exemplo, o iogurte grego encontrado com facilidade nas prateleiras dos mercados, pode ser consumido puro, com frutas picadas e até no preparo de molhos de saladas.

3. Queijo curado

Os queijos curados, como o parmesão, o suíço e o cheddar, são os mais indicados para quem tem intolerância a lactose. Por serem envelhecidos, esses produtos quase não apresentam as moléculas de açúcar do leite, o que não prejudica o organismo. Então, aproveite para preparar deliciosos petiscos de queijos curados para a hora do lanche!

4. Manteiga

A velha e boa manteiga, alimento presente no dia a dia da mesa da maioria dos brasileiros, pode ser consumida sem medo pelas pessoas com intolerância a lactose. Pois, apesar dela ser derivada do leite, ela não apresenta resquício algum da proteína láctea. Consuma com pães e bolachas integrais e no preparo de alimentos.

5. Leite de soja

O leite de soja é produzido por meio dos grãos de soja e, por esse motivo, é considerado um dos melhores produtos sem lactose. Além disso, é possível encontrá-lo com facilidade. Experimente trocar o leite de vaca pelo leite de soja no café da manhã, consumi-lo no lanche da tarde ou, ainda, bater a bebida com frutas no liquidificador. Fica muito saboroso!

Se você pretende consumir produtos sem lactose ou com pouca quantidade desta substância, não deixe de ler os rótulos dos alimentos encontrados nos supermercados. É importante conhecer o que estamos consumindo, a fim de garantir a saúde e o bem-estar de toda a família.

Para saber mais sobre alimentos e produtos sem lactose, entre em contato conosco e conheça a variedade de produtos que temos para você!