Levar os filhos para fazer as compras do mês ainda é um grande dilema para os pais, afinal, muitos acreditam que os pequenos dão trabalho, fazem gastar mais e, ainda, dão birra porque querem levar algo.

No entanto, essa experiência pode ter um lado bom e trazer benefícios para você e para o crescimento dos futuros adultos, visto que fazer comprar é uma tarefa indispensável para qualquer família. Ficou curioso para conferir os benefícios de estar com a criança no supermercado? Continue acompanhando!

Favorece maior participação nas tarefas de casa

É impossível que uma família escape das compras, afinal, essa é uma atividade essencial para manter a despensa abastecida com alimentos para o mês todo e que sejam adequados para todas as refeições.

Sendo assim, levar seus filhos para fazer compras junto com você ajuda a incluí-los nessa tarefa indispensável. Isso os conecta aos afazeres domésticos, algo essencial também para os meninos.

Portanto, peça a ajuda de suas crianças para fazer uma lista de supermercados, mostrando a elas a necessidade e os usos desses alimentos no dia a dia sem focar somente em alimentação, mas também em produtos de limpeza, higiene pessoal e outros.

Isso estimula o interesse deles em participar da produção das refeições dentro de casa e em outras tarefas como organização e limpeza, conferindo maior autonomia e maturidade.

Incentiva a alimentação saudável

Ao ir ao supermercado, você faz uma escolha melhor sobre o que precisa ou deseja comer, entende mais a respeito dos alimentos e ajuda no entendimento da importância de se praticar uma alimentação saudável desde pequenos.

Sempre que optar por levar os filhos ao mercado, dê maior atenção para a parte de hortifruti. Lá, suas crianças podem conhecer mais sobre:

  • frutas;

  • legumes;

  • verduras.

Com isso, elas conseguem aprender a escolher esses itens e ter maior familiaridade com eles. Isso pode até mesmo gerar curiosidade nos pequenos, fazendo com que sintam vontade de experimentar diferentes sabores. Isso proporciona maior aceitação na hora de introduzir alimentos naturais nas refeições.

Se seus filhos forem um pouco maiores, você pode mostrar a eles como ocorre a escolha de um produto, ensinando como ler rótulos e mostrando quais ingredientes devem ser evitados. Dessa maneira, você pode incentivá-los não somente a ter uma alimentação saudável, mas também como e por que optar por ela.

Proporciona aprendizado sobre economia

Ir ao mercado, semanal ou mensalmente, envolve investir dinheiro, escolher marcas e produtos, avaliar preços e ofertas, entre outras tarefas ligadas à economia. Portanto, quando a criança está em contato com esse ambiente, ela aprende a fazer escolhas e entende mais sobre economia doméstica. É como se ela assistisse a uma aula de algo que será essencial no futuro.

E os benefícios não para por aí! Levando a criança ao supermercado, você também pode fazer com que ela entenda o que realmente é necessário comprar, diminuindo as chances de que venha a pedir alimentos desnecessários e que apenas são chamativos.

Portanto, estar com a criança no supermercado pode ser, sim, uma atividade boa e produtiva para pais e filhos desde que você saiba como tornar esse momento algo útil para todos, sem gerar estresse. 

Gostou de saber sobre o lado positivo de levar os filhos às compras? Compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam saber mais a respeito!