Se você é o responsável pelas compras da casa, já deve ter percebido que aqueles tradicionais produtos de limpeza — detergentes, desinfetantes, amaciantes, sabões, entre outros — vêm sendo, pouco a pouco, substituídos por fórmulas concentradas. Por isso, não tem jeito, toda vez bate aquela dúvida: devo trocar o certo pelo duvidoso?

Nada melhor do que a informação para ajudar você a tomar essa decisão! Os produtos de limpeza concentrados surgem da eliminação de alguns componentes das receitas convencionais, o que provoca uma mudança no tamanho da embalagem, mas não altera o desempenho.

Cada vez mais consumidores comprovam que é possível garantir uma limpeza eficiente com economia e de forma sustentável. Ainda não está convencido? Elencamos para você 5 vantagens oferecidas pelos produtos de limpeza concentrados. Confira!

1. Economia para o fabricante e para o consumidor

Todo mundo economiza no processo! Como as embalagens são reduzidas e alguns elementos da composição são dispensados, há menos gastos com matéria-prima, com energia, com água e com transporte por parte das empresas. Essa economia tende a ser repassada ao consumidor no valor final do produto.

O usuário também tem menos despesas quando opta pelo reaproveitamento do recipiente e compra apenas o refil. Além disso, uma embalagem menor ocupa menos espaço nos estoques e gôndolas dos supermercados, o que contribui para a variedade e quantidade de produtos expostos ­— mais opções significa oportunidade para os clientes compararem e escolherem o produto ideal. 

2. Maior rendimento e durabilidade

Os produtos concentrados, comprovadamente, rendem mais! Para garantir esse bom rendimento, é essencial estar atento às medidas corretas de diluição descritas nos rótulos. Observe a viscosidade do líquido: quanto mais denso, mais concentrado, ou seja, mais vai durar. 

Considere também comprar um produto um pouco mais caro, mas que ofereça uma embalagem mais durável ­— o valor gasto será descontado no reabastecimento das próximas compras, então valerá a pena!

3. Aperfeiçoamento das tarefas de limpeza

Os concentrados oferecem mais eficiência e rapidez nas atividades de limpeza! Nos dias de hoje, em que o tempo é tão escasso, ter menos trabalho para cuidar da casa é algo muito importante.

Esse tipo de produto tem ganhado muita popularidade pela praticidade, pois acumula diferentes funções­ — limpar, desinfetar e perfumar o ambiente ou as roupas. Por falar em perfume, as fragrâncias tendem a ser mais intensas e a durar mais!

4. Menor custo com transporte e armazenamento

A questão da economia para as indústrias de transporte e armazenamento pode parecer algo irrelevante, mas não é! Embalagens mais compactas reduzem os gastos com os veículos de carregamento e, por isso, afetam o preço do produto oferecido ao consumidor.

Mas há outro motivo para nós prestarmos mais atenção nesse assunto: diminuição de veículos, de trânsito e, consequentemente, de consumo de combustíveis, o que se traduz em uma melhora considerável na qualidade do ar.

5. Redução de impactos no meio ambiente

A opção pelos produtos de limpeza concentrados certamente é a mais sustentável! Há menor consumo de energia, e, logo, de emissão de CO2 durante o processo de produção, assim como no consumo de combustíveis para o abastecimento das frotas.

A fabricação desses produtos também utiliza menos água — o que, além de economizar o principal recurso natural do planeta, colabora com a proteção de nossos rios e lençóis freáticos de contaminação por produtos químicos. O reaproveitamento das embalagens reduz a quantidade de resíduos produzidos e lançados ao meio ambiente.

Resumindo, a troca dos produtos de limpeza convencionais pelos concentrados apresenta inúmeras vantagens para todos: para você, para os fabricantes, para os distribuidores e, sobretudo, para o nosso ecossistema! Deixamos aqui um convite para você experimentar hábitos de consumo mais econômicos e conscientes.

Quer saber mais sobre economia doméstica? Então, confira 5 dicas para você colocar em prática já!