O armazenamento de alimentos é uma tarefa que tem bastante importância quando o assunto são as refeições. Saber guardar corretamente a comida evita desperdícios, afinal, diminui os riscos de estragar. Ainda, ao contrário do que pode parecer, nem sempre que a comida está imprópria para consumo é possível identificar pelo cheiro ou aparência.

Portanto, a estocagem correta garante maior segurança na alimentação e é indispensável, visto que maus hábitos nessa etapa podem fazer com que ocorra a proliferação de bactérias causadoras de intoxicação alimentar.

Quer saber como guardar a sua comida corretamente? Continue lendo este post para descobrir!

Como armazenar os alimentos?

Cada um dos tipos de alimentos merece cuidados específicos para garantir a conservação. Confira!

Carnes

Quando compradas em grande quantidade, as carnes bovinas, suínas ou de aves, devem ser fracionadas antes de congeladas. Lembre-se que quando for utilizar descongele apenas o que será consumido.

Elas devem ser mantidas na temperatura de 4ºC por, no máximo, 3 dias na geladeira quando cruas ou, pelo mesmo período, no freezer quando já cozidas. Já os peixes, precisam ser armazenados em uma temperatura de aproximadamente 2ºC e, se cozidos, congelados por até 24 horas.

Lembrando que o descongelamento de qualquer uma das carnes também deve ser feito dentro da geladeira para evitar a proliferação de bactérias. Para isso, retire a porção do freezer e passe para a geladeira na noite anterior ao dia de uso, ou seja, se pretende utilizar amanhã no almoço, por exemplo, coloque-a na parte de baixo da geladeira hoje à noite.

Vegetais

Os vegetais devem ser armazenados na gaveta da parte inferior da geladeira, preferencialmente já lavados. Cada um dos legumes e verduras apresenta um tempo adequado até que precisem ser descartados.

No entanto, é possível avaliar se ainda estão bons pela aparência e cheiro, não tem muito segredo! Além disso, pode pré-cozer os legumes antes de realizar o congelamento para conservá-los no freezer, por cerca de 3 meses.

Comidas prontas

As comidas prontas devem ser guardadas na geladeira, por até três dias, em potes vedados. Já o tempo de congelamento pode chegar a, aproximadamente, 3 meses. Só não se esqueça de etiquetar os potes com nome da receita e data de armazenamento para não se perder nos prazos.

Em quais recipientes deve armazenar os alimentos?

As comidas prontas precisam ser armazenadas em potes herméticos bem vedados e esterilizados com água quente. Prefira sempre os de vidro para guardar os alimentos ou de plástico que não contenham bisfenol A. Além disso, é sempre bom que sejam próprios para ir ao congelador ou micro-ondas, facilitando o uso diário e conservando o produto intacto.

Em casos de vegetais e carnes, você pode optar por utilizar sacos plásticos próprios para alimentos. É só colocar a comida fria dentro do saco, retirar todo o ar e lacrar. Uma boa opção é utilizar sacos plásticos com Zip Lock. Dessa maneira, evita-se a proliferação de bactérias e consegue guardar os alimentos de maneira prática para quando for necessário.

Sendo assim, saber como realizar corretamente o armazenamento de alimentos é indispensável, não só para evitar desperdícios, como também para não ter intoxicações alimentares, proporcionando segurança na alimentação e garantindo a saúde de sua família.

Gostou do post? Então, confira também 5 dicas eficazes de como limpar a geladeira!