Um produto que está presente na vida de todas as pessoas é o azeite! Além de ser usado na preparação de pratos quentes, o azeite também é utilizado para temperar pratos frios, como as saladas.

Por isso, é importante saber escolher um azeite saboroso, que seja bom para a saúde e que deixe a refeição ainda mais gostosa.

Pode parecer bobeira, mas é muito importante consumir um azeite de qualidade. E, para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este post com 4 dicas de como escolher o azeite ideal para o seu consumo.

Então, se ficou interessado pelo assunto, acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas!

1. Entender os tipos de azeite

Na hora de escolher o tipo do azeite, dê preferência ao extravirgem, por seus benefícios para a saúde.

O azeite extravirgem possui uma alta qualidade nutricional, sendo uma das melhores opções para o consumo. Além disso, a sua acidez vai até 0,8%, ou seja, é bem baixa.

Esse tipo de azeite ajuda o organismo a produzir o colesterol HDL, conhecido como o bom colesterol, e contribui para evitar o entupimento das artérias, enquanto que o azeite denominado de virgem possui menor qualidade que o extravirgem. Porém, se comparado aos óleos de sementes, ele é mais indicado para uso quando se trata de comidas que requerem fritura.

2. Olhar a data de validade

Para manter a qualidade, o sabor, a consistência e o cheiro do produto, é essencial que ele esteja dentro do prazo de validade. Por isso, não utilize mercadorias que estejam fora das datas indicadas pelos fabricantes, pois elas podem ser ruins para a sua saúde.

Na hora de comprar o azeite, preste atenção na informação referente à data de validade. Dê preferência aos itens que apresentarem um prazo de validade longo e evite fazer um estoque muito grande do produto. Afinal, se você não utilizar todos os produtos comprados, pode ser que eles estraguem antes de serem utilizados.

3. Escolher o melhor tipo de embalagem

Há quatro fatores que interferem na qualidade de um bom azeite, como a luminosidade, o oxigênio do ar, o calor em excesso e a umidade.

Dessa forma, não se engane comprando azeites com embalagens bonitas. Dê preferência aos itens enlatados ou em vidros escuros, uma vez que esses materiais são melhores para conservar as propriedades benéficas do azeite.

4. Conferir as informações nutricionais

Quando escolher o azeite para o seu consumo, lembre-se de observar as informações nutricionais contidas no rótulo.

Confira, também, a data do envase e da colheita, pois quanto mais recente, melhor para o produto. Isso ocorre porque o azeite oxida ao longo do tempo e isso provoca a perda de suas propriedades que fazem bem para a saúde.

Com essas dicas de como escolher o azeite, fica muito mais fácil encontrar o melhor produto para o seu consumo. Lembre-se de procurar um supermercado que apresente produtos de qualidade e que ofereça grande variedade para o consumidor.

Gostou das nossas dicas de como escolher o azeite no supermercado? Ficou com alguma dúvida? Então, que tal entrar em contato com a gente? Estamos ansiosos para atendê-lo da melhor forma possível!