Não é preciso dizer que a maioria dos brasileiros aprecia a combinação cerveja e churrasco, não é mesmo? Principalmente quando o evento reúne familiares e amigos em casa. Mas ainda restam algumas dúvidas sobre como harmonizar a bebida com as carnes e as saladas do cardápio.

Por isso, preparamos este artigo que traz dicas incríveis para você arrasar no próximo churrasco e se divertir muito ao lado das pessoas queridas. Então, continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Conheça os tipos de harmonização

Antes de mais nada, é preciso dizer que existem vários tipos de harmonização de cervejas com carnes. No entanto, o tema não é tão assustador quanto parece. Veja a seguir de que maneira ela pode ser feita.

Por corte

A harmonização por corte usa a cerveja para amenizar os sabores das carnes mais gordurosas, ou seja, para promover a limpeza do paladar antes de você partir para outro prato. O conceito consiste em harmonizar o sabor acentuado da peça com o sabor da bebida, sem que um anule o outro.

Por semelhança

A harmonização por semelhança acontece quando o gosto da carne acentua o da cerveja e vice-versa. Por exemplo, a acidez do corte deve intensificar o mesmo sabor ácido da bebida. Dessa maneira, ambos se tornam mais intensos e saborosos no paladar.

Por contraste

A ideia da harmonização por contraste é interessante para quem aprecia excelentes cortes de carne, mas não abre mão de tomar a refrescante “loira gelada”. Os sabores devem ter características em comum, a fim de que um não se sobressaia sobre o outro.

Combine as cervejas com carnes e saladas 

Hoje em dia, o mercado oferece uma grande variedade de cervejas, que agradam todos os paladares e bolsos. No entanto, é interessante saber harmonizá-las com as carnes e as saladas que são servidas em um churrasco. Veja mais algumas dicas.

Carnes vermelhas

As carnes vermelhas, em geral, harmonizam melhor com as cervejas mais amargas e que tenham alto teor alcoólico. Pois o sabor defumado das peças cria um contraste intenso com o amargor da bebida. 

A cerveja estilo Porter, mais encorpada e cremosa, é uma ótima opção para servir com steaks. Já a picanha é mais adequada para o estilo Lager, pois apresenta menor teor alcoólico e fermentação baixa. Lembre-se de que esse corte tem sabor muito acentuado e, por isso, deve prevalecer na refeição.

Frango

A carne de frango costuma fazer uma deliciosa combinação com cervejas mais leves e frutadas, tais como a Witbier e a Vienna. Como o frango tem baixo teor de gordura, esses tipos de cerveja são ideais, pois apresentam menor acidez e leve aroma floral. Equilíbrio perfeito entre o amargo e o refrescante.

Saladas

Normalmente, em eventos como churrasco, os anfitriões costumam oferecer saladas feitas com folhas. Então, a dica é harmonizá-las com cervejas do tipo Pilsen ou Pilsner, porque elas têm baixo teor alcoólico e não são pesadas.

Receber os amigos em casa para apreciar a dupla cerveja e churrasco deve ser um momento de descontração e alegria para todos. Por isso, não deixe de levar em conta as dicas que trouxemos aqui, a fim de fazer do seu evento um grande sucesso!

Gostou deste assunto? Então, entre em contato conosco para conhecer as novidades que temos para a sua próxima reunião!