A cerveja é uma bebida que combina perfeitamente com uma mesa de bar, não é mesmo? De uns tempos para cá, ela se sofisticou, mudou de status, e atualmente pode ser encontrada em diversos sabores e estilos — quase tão variados quanto o vinho. Assim, algumas dúvidas surgem na hora de escolher a bebida, pois existem diversos tipos de cerveja.

Essas opções se diferenciam em família e processo de fabricação. A expansão do mundo das cervejas é positiva para os amantes da bebida, pois com o aumento no número de marcas disponíveis, existe uma chance maior de você encontrar um bom produto.

Neste post, vamos apresentar 5 tipos de cerveja e mostrar quais são as suas características. Confira!

1. Lager

Chamamos de lager as cervejas que apresentam baixa fermentação. Elas são produzidas com uma levedura que age sob temperaturas baixas e que ficam na parte inferior do tanque de fermentação antes de decantar.

Essas leveduras costumam gerar menos subprodutos durante o processo de fermentação e, por isso, esse tipo de cerveja tem cheiro e sabor que lembram malte (pão tostado e cereais) e lúpulo (aroma floral e amargor).

2. Pilsen

A pilsen é um estilo que foi criado em uma cidade de mesmo nome. Existem duas variações, a de origem tcheca e a alemã. Ambas são claras, com baixo corpo e fácil de beber. O sabor e aroma são acentuados pelo malte e lúpulo, portanto essa cerveja apresenta um amargor de médio a alto.

O seu processo de produção apresenta baixa fermentação e teor alcoólico, com um final seco. A pilsen é uma das cervejas mais consumidas no Brasil.

3. Ale

O que diferencia uma ale e uma lager é o processo de fermentação e temperatura de suas produções. A levedura com que a ale é produzida age em temperaturas mais elevadas e fica próxima ao topo do tanque de fermentação. Por isso, ela é chamada de cerveja de alta fermentação.

Esse processo químico produz bebidas com aroma de especiarias e frutas, que são mais perfumadas que a lager, além de apresentar cores que variam das mais claras até as mais escuras.

4. Stout

Típica da Irlanda e Inglaterra, ela é popularmente conhecida como cerveja preta. Ela se caracteriza pela cremosidade e sabor adocicado que lembra café, chocolate ou malte torrado. Apresenta alto teor alcoólico, que varia entre 8% e 12%.

Uma boa stout é feita com malte escuro torrado, água, pouco lúpulo e fermentada em levedo de alta fermentação, sendo ótima opção para quem quer apreciar uma cerveja.

5. IPA

A IPA é uma cerveja carregada no amargor e no álcool. Ela foi criada para atender às necessidades dos colonos ingleses da Índia, que necessitavam de bastante malte e lúpulo para aguentar a viagem de navio. Sua coloração é dourada, com sabor e aroma de frutas tropicais e cítricas.

Como vimos, os principais tipos de cerveja apresentam sabores, aromas e processos de fermentação diferentes. Por isso, se você é um amante da bebida, não deixe de provar todos esses estilos, seja no encontro com os amigos ou em um churrasco.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam os principais tipos de cerveja!